Spoiler: a reunião de Seinfeld em uma boa temporada para comédias


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Curb Your Enthusiasm - The Reunion

Essa é uma boa temporada para as comédias. O gênero deu sinais de que iria sucumbir nessa década, depois que grandes sitcoms como Friends, Frasier, Everybody Loves Raymond e Will & Grace foram acabando e suas substitutas não sobreviveriam ao teste de audiência ou do tempo. Mas em 2009-2010, vamos sendo surpreendidos com a boa safra de novas séries e a consolidação de outras veteranas.

O modelo clássico, gravações em estúdio, com plateia (e suas risadas que parecem enlatadas) e três câmeras, ainda não conquistou a recuperação esperada (essa consolidação ficou apenas para a CBS) mas outras de uma câmera, como The Middle, Modern Family e Cougar Town (todas da ABC), já receberam a encomenda de temporadas inteiras, após exibições de apenas dois episódios cada.

E para confirmar esse bom momento do gênero, que ainda possui como representantes os desenhos da Fox, as séries de qualidade da NBC e diversas outras na TV a cabo, nada melhor que o esperado acontecimento da reunião da melhor comédia de todos os tempos: o retorno de Seinfeld, em Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm).

Criada em 1989 por Jerry Seinfeld e Larry David, Seifeld era uma “comédia sobre nada”, que acabou virando um marco de tudo o que era certo na televisão, graças as suas piadas e situações pouco ortodoxas, roteiros que amarravam todas as tramas em um ponto único no final de cada episódio, citações e personagens secundários inesquecíveis e um quarteto de protagonistas irritantes, anti-sociais, perdedores, mas igualmente carismáticos, como o próprio Jerry Seinfeld, Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus), George Constanza (Jason Alexander) e Cosmo Kramer (Michael Richards).

A série demorou para engrenar e teve audiência pífia nos primeiros anos, mas graças à confiança da cúpula da NBC, seguiu em frente, e com ótimos desempenhos de audiência conseguiu ser o programa mais assistido do ano por duas vezes (sendo ainda segundo colocado duas vezes durante esse período) até seu cancelamento no auge, em 1999, registrando a audiência de 76 milhões de telespectadores. Nesse episódio final, o grande evento da televisão no ano, os quatro protagonistas vão a julgamento por todos os crimes sociais cometidos por eles nas nove temporadas da série, e acabam setenciados à um ano de prisão.

Antes do cancelamento, a NBC já havia oferecido para Jerry Seinfeld um contrato de 5 milhões de dólares por episódio (isso mesmo o que você leu), e esse final em aberto, que permitia o retorno da série no período de um ano, deixou os fãs na expectativa para uma nova temporada. Mas a reunião nunca aconteceu. Até agora. Ou mais ou menos isso…

Larry David, co-criador da série, maior inspiração para o personagem George Constanza (e que em Seinfeld fazia a voz de George Steinbrenner, chefe de George, que nunca aparecia na tela) e roteirista de quase todos os episódios (saiu do seriado no final do 7º ano e retornou apenas para o roteiro do finale) acabou criando uma nova série, também sobre nada, exibida no HBO, entitulada Curb Your Enthusiasm.

Nessa comédia de TV a Cabo, que eu nunca tinha visto até agora, Larry é o protagonista e interpreta a si mesmo, um homem que ficou milionário depois da criação de Seinfeld e procura o que fazer nessa quase aposentadoria. Ele tem como companhias básicas sua esposa Cheryl, o empresário e melhor amigo Jeff, e a esposa do empresário Susie. Como assisti apenas um episódio (7×03, The Reunion) pouco posso dizer pra afirmar algo sobre a série, mas dá pra dizer que é tanto sobre nada quanto Seinfeld, possui palavrões, afinal é HBO, e é a grande responsável por trazer Seinfeld de volta. Ou mais ou menos isso…

Recentemente divorciado de Cheryl, que voltou a atuar, David ouvi seu empresário e vai dar um não definitivo à direção da NBC, que insiste em uma reunião da série – visto o desempenho do canal hoje, não é de se surpreender que os pedidos realmente aconteça – só que ele resolve confirmar a reunião do elenco apenas pra salvar seu casamento (sua intenção é usar a ex-mulher como ex de George e se aproximar dela durante as gravações).

A reunião é na ficção, apenas no mundo de Curb Your Enthusiasm, mas já vale mais que a reunião em Friends, que a cada mês tem um filme anunciado.

Curb Your Enthusiasm - The Reunion

Daí, rever os colegas é um pulo. A metalinguagem impera quando todos os envolvidos criticam as qualidades das reuniões, que sempre tem qualidade duvidosa e elenco envelhecido, mas sua vontade em rever a mulher supera todos os argumentos contrários. Seinfeld, depois de tentar compreender as motivações de Larry, topa. Assim como Jason Alexander, que critica bastante o season finale de Seinfeld e a pessoa horrível que era George (um insulto pra Larry) e ainda sobra tempo para os dois participarem de uma clássica e idiota discussão sobre gorjetas. Completanto a lista, temos ainda Julia Louis-Dreyfus, a que menos saiu do circuito de séries graças a The New Adventures of Old Christine, e Michael Richards, a pessoa que com certeza mais ficou no papel do personagem (ele era Kramer puro).

Depois de negociar com o elenco, e se desculpar por causa de péssimos assentos em um jogo de basquete com o diretor da NBC, a reunião fica de pé e vai acontecer. Ou mais ou menos isso…

Seinfeld nunca foi unanimidade, apesar de sempre figurar nas listas de melhores de todos os tempos, e durante muitos anos participar do horário nobre da Sony. Você talvez até odeie a série, a ache idiota e besta demais. Tudo bem. Isso é do benefício de gosto, o que explica eu achar The Office a melhor coisa da atualidade, não engolir The New Adventures of Old Christine e qualquer um poder discordar inteiramente de mim nessas afirmações. Isso pode. O que não pode é deixar de relevar a importância de que, pelo menos na ficção, a comédia dada como a melhor de todos os tempos está mesmo acontecendo.

Isso é um grande marco para o gênero, que até pouco tempo, parecia sucumbir e perder espaço para reality shows. Mas nessa temporada de agora, vamos voltar a sorrir mais do que o normal. E não tem de errado com isso.

Curb Your Enthusiasm - The Reunion

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Marcelo - 10/10/2009

    Extremamente inteligente o roteiro de Curb Your Enthusiasm, principalmente na história com que o elenco de Seinfield se reunissem.

  2. Victor Hugo - 10/10/2009

    Já gosto bastante de Old Christine e menos de the office.

  3. Rodrigo B. - 10/10/2009

    Thiago,

    Ainda nem baixei esse episódio de Curb your enthusiasm, mas gostaria de fazer uma pequena observação: tem um pequeno errinho no texto, que é clássico, e que eu mesmo cometi por muito tempo, que era achar que o sobrenome do George era Constanza. A verdade é que não há esse ‘n’ aí. É Costanza mesmo.

    Aí a fonte:

    http://www.imdb.com/character/ch0010180/

    Ah…e eu concordo totalmente com suas observações sobre TO e TNAOOC. Pra mim, a série do Michael Scott é a melhor comédia da atualidade, enquanto a série da Julia Louis-Dreyfus é uma das coisas mais sacais e sem graças que eu já vi. Rio mais com, sei lá, os momentos de humor em Grey’s Anatomy, do que em um episódio inteiro de Old Christine.

  4. Roberto - 10/10/2009

    Pra comentar sobre Curb Your Enthusiasm, seria melhor que o responsável fizesse uma pesquisa mais aprofundada ou que assistisse a outros episódios antes.

    Uma informação importante que não consta no texto é que os episódios não possuem roteiro definido, mas apenas um esqueleto com o começo e fim de cada cena, com os atores improvisando a maioria das falas.
    Muito por causa disso em quase todas as cenas há um ou mais tentando segurar o riso.

    E nesse episódio, quando o Larry começa a sugerir situações para especial de Seinfeld ele cita diversos acontecimentos de episódios passados de Curb Your Enthusiasm.

  5. Cristiano - 10/10/2009

    Seinfeld é uma das melhores séries de todos os tempos. Será que Curb Your Enthusiasm vai passar na HBO brasileira?

  6. anderson - 10/10/2009

    Histórico, soh digo isso.

  7. Junior Delduque - 10/10/2009

    Histórico, soh digo isso.[2]

    E sobre The New Adventures of Old Christine, eu acho que a Julia Louis Dreyfus está ótima no papel e até estou torcendo para que seja renovada para mais uma temporada.

  8. Vania M. - 10/10/2009

    Thiago,
    Eu não assisti a todos os episódios de Segura a Onda porque fiquei sem HBO por um tempo mas os que eu assisti foram hilários demais, Larry David passa a mensagem de que ele realmente é aquele cara ali, não que está interpretando e já rolei de rir com algumas confusões que ele apronta e são muito engraçadas por que são isso mesmo, bem críveis.
    É uma boa notícia.

  9. Francisco de Oliveira - 10/10/2009

    Curb Your Enthusiasm é genial! São só 10 episódios de mais ou menos meia hora em cada temporada. Dá pra ver tudo rapidamente. Vale a pena. É bom que essa reunião de Seinfeld esteja dando mais visibilidade à série, pois Curb merece.

  10. Andréa - 11/10/2009

    Seinfeld não tem comparação!!!!

  11. Andrew - 12/10/2009

    A primeira vez que assisti Curb, odiei. Só voltei a vê-la por causa da reunião do elenco de Seinfeld e o que eu vi foi incrivelmente engraçado. Eu até ri do Larry David, algo que pensei ser impossível. O cara é irritante ao extremo, exatamente como George…

  12. Tuca Roriz - 12/10/2009

    Já li sobre essa reunião diversas vezes e em vário locais diferentes. O que fica faltando SEMPRE é dizer quando essa reunião vai ser transmitida na HBO aqui no Brasil. Ninguém sabe a data???? Só esse pequenino detalhe está fazendo falta!

  13. Julie - 12/10/2009

    Nunca gostei de Seinfeld mas amo The new adventures of the old Christine e Curb Your Enthusiasm…

  14. Alex Moralles - 12/10/2009

    Seinfeld, simplemente Brilhante!!!!!

  15. Leonardo - 12/10/2009

    The office é ruim, old christine meieira… essa “segure a onda” nunca vi.

  16. Carlos - 12/10/2009

    SEINFELD É O MELHOR, FORAM ANOS INCRÍVEIS, UM EPISÓDIO MELHOR QUE O OUTRO. ASSISTO ATÉ HJ, E VOU ASSISTIR ENQUANTO REPRISAREM. BOA SEMANA!

  17. Rogério Mattioli - 12/10/2009

    Seinfeld é sem duvida a melhor série de todos os tempos,simplesmente genial!
    Não há nada que se compare a ela e dificilmente surgirá algo tão bom,até os reprises são melhores que as séries atuais.BONS TEMPOS!!!!!!!!!

  18. Eloisa - 13/10/2009

    Seinfeld e fantastico, conseguem fazer rir com coisas bobas e sem noçao, George e o melhor com seu jeito atrapalhado e perdido de ser…. com certeza a melhor comedia de todos os tempos ao lado de Friends claro!! Estou louca para ver esse reuniao em Curb, admito q nunca assisti Curb Your Enthusiasm, mas esse episodio nao vou perder.
    E realmente acho q as em geral estao caindo muito de qualidade, em especial as comedias, nao sei se eu estou velha mas acho q temos muitos series para adolescentes, e todas com mesmo foco, adolescentes ricos, problematicos, q so pensam em beber e fazer sexo… acho deploravel esse tipo de historia, ja cansou….
    Acho q depois q acabou Friends (a ultima grande comedia) esse genero voltou a ser salvo por The Big Bang Theory, ou entao por Everybody Hates Chris. Mas esse ano parece q teremos algumas boas series por ai.
    Esperar para ver.

  19. Flávia - 13/10/2009

    Reunião histórica, Seinfeld é a melhor de todos os tempos. Entre as de hoje, também voto em The Office. Agora, Thiago, você tinha que ver mais episódios de Curn your Enthusiasm… O Larry David é o cara mais sem noção de todos os tempos, e muito mais ranzinza do que o George. Vale a pena.

  20. Eversmann - 15/10/2009

    Seinfeld é a melhor comédia de todos os tempos, Friends vem depois, e ainda estou procurando um 3 lugar que chegue a altura das duas. TBBT e a The Office inglesa, são boas candidatas.

  21. Lana Brasil12 - 03/05/2012

    Adoro o trabalho da engraçada atriz Julia
    Louis-Dreyfus. Gostei de saber de uma nova série que
    mostrará quanto trabalho uma vice-presidente e sua equipe terão para passar
    pelas intrigas da política com classe e comédia. A série Veep conta com um elenco espetacular como a Julia
    Louis-Dreyfus. Estou super ansiosa para assistir.

  22. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!