TeleSéries
Rio-2016 se ofende com episódio de Criminal Intent
08/09/2009, 12:57. Paulo Serpa Antunes
Notícias
Law & Order: Criminal Intent
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Tem gente que não entende que ficção é ficção. Depois da Embratur ficar fula em 2002 com o episódio de Os Simpsons ambientado no Brasil, e de toda a polêmica envolvendo o filme-bomba Turistas, de 2006, mais uma vez uma produção norte-americana foi alvo de críticas de autoridades brasileiras.
Em reportagem publicada no site esportivo LanceNet na semana passada, os organizadores da candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 demonstraram revolta com um episódio da série Law & Order: Criminal Intent. O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, também se pronunciaram sobre o assunto.
O episódio The Glory That Was… foi ao ar em junho nos Estados Unidos, mas virou notícia em razão de sua exibição na televisão brasileira na semana passada – foi exibido na quinta-feira, dia 3 de setembro, pelo AXN.
No bom episódio, estrelado pelos detetives Wheeler (Julianne Nicholson) e Nichols (Jeff Goldblum), o esquadrão investiga a morte de uma ex-atleta olímpica, integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI). O que parecia ser um crime passional vai se revelando um crime orquestrado por uma empresário de uma empresa segurança, que chantegeava a vítima para que ela votasse pela candidatura do Rio para as Olimpíadas.
O episódio foi resenhado pelo TeleSéries para a coluna de spoilers A Semana Lá Fora – leia o resumo aqui.
O episódio é pura ficção, bem na linha que consagrou a série. O comitê Rio-2016, no entanto, levou a sério as acusações e emitiu a seguinte nota:
Em relação ao episódio da série exibida nos EUA pelo USA Network e pelo canal AXN no Brasil, que utilizou o nome da candidatura brasileira aos Jogos Olímpicos, o Comitê Rio-2016 manifesta o seu repúdio pelo uso irresponsável e leviano da imagem da candidatura brasileira, que encontra-se em plena campanha para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O comitê pauta a sua atuação nessa disputa pela ética, seriedade e total respeito a seus concorrentes.
O Lancenet afirma na nota ter procurado o canal AXN, sem sucesso. O TeleSéries contatou a assessora de imprensa do AXN, que afirmou não ter sido procurada para comentar o caso.
Mais curiosa ainda é a opinião do governador do Rio sobre o seriado. Sergio Cabral viu no episódio sinais de inveja – afinal, a cidade norte-americana de Chicago também está na disputa para sediar os jogos, ao lado de Madri e Tóquio. Em depoimento a O Globo ele comentou:
O episódio de Law & Order mostra que os roteiristas estão desesperados, buscando uma desculpa para a vitória do Rio.
Para o prefeito Eduardo Paes, o episódio prejudica a imagem do COI e da candidatura americana:
É um desrespeito até mesmo aos membros do COI. O trabalho do comitê é absolutamente transparente em relação à eleição. Imagino que possa até atrapalhar a candidatura americana por insinuar que poderia haver corrupção no processo eleitoral. É ridículo e patético, e vai até ajudar a fortalecer a nossa candidatura.
E você, acha que foi proposital? Ou que as autoridades brasileiras estão fazendo tempestade num copo d’água?
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Acho besteira a posição das autoridades brasileiras. Para começo de conversa aquilo é ficção. Segundo, o Rio mal foi mencionado, o enfoque foi na empresa de segurança, que claramente era uma alusão a antiga Blackwater (que mudou de nome para Xe devido a má fama), empresa extremamente polêmica por seus mercenários no Iraque e Afeganistão que já foi acusada de tudo, de assassinatos e prostituição infantil a ser fachada de uma organização paramilitar religiosa. Terceiro, as declarações que o processo é limpo são ridículas, nunca se soube de assassinato, mas diversos casos de corrupção foram comprovados, inclusive judicialmente. Alguns países e cidades decidiram não se inscrever devido a percepção que o processo é complementamente corrupto. O maior problema da candidatura de Chicago é a oposição interna e a falta de apoio oficial do governo dos EUA, provocado pela visão de que o processo é corrupto.
Então se preocupar com o episódio só gera publicidade para a série e faz as autoridades brasileiras parecerem idiotas ou corruptas por dizerem que o processo é limpo.
Isso é um tremendo complexo de inferioridade misturado com paranóia. Acusar roteiristas de uma série de ficção como fazendo parte de um complô norte-americano para desbancar o Rio da candidatura beira o bizarro.
No fundo, isso é também uma forma descarada de garantir uns 15 minutos de fama na página do jornal.
Mas eu não devia nem estar surpreso. Autoridade no Brasil é impossível de se levar à sério quando elas se pronunciam dessa forma para ficar nos holofotes.
OMFG… ia escrever algo longo aqui, mas sinceramente, não estou com disposição. Fiquem com o que o Gonçalves e o Eduardo escreveram pois eles falaram o que penso.
Só deixo aqui a lembrança de que o Pan teve seu orçamento aprovado de R$500 milhões. Acabou custando 4.5 bilhões, um leve ágio de 900%. O orçamento inicial para as Olimpíadas aqui no Rio é de R$11.2 bilhões.
Quanto custará na realidade? Quem vai pagar a conta?
Tóquio 2016 FTW!
Q ridiculoooo.
Eu vi o ep. ontem e achei um maximo terem falado do Rio, pra mim nao tras publicidade negativa nenhuma para cidade.
Só deu a entendfer q ele tinha um contrato com o COB(apesar do nome nunca ter sido citado) se as olimpiadas fossem aqui, mas e dai ????
Todos nos sabemos q aquilo não foi verdade e sim FIÇÃO.
A reclamação do Eduardo Paes até que a primeira frase teve um pouco de coerência, era para ele ter parado no primeiro paragrafo e só , mas o Sergio Cabral coitado foi bem pior, alias mt lesinho ele em pensar isso.
Sempre que tem isso de alguma produção americana citando o Brasil (in)diretamente, surge este patriotismo exagerado, mts vezes sem fundamento como este caso.
Muito barulho por nada, é só o que digo.
Concordo com os comentários acima. Brasileiro tem mania de se achar perseguido pelos americanos…
Concordo com todo mundo e mais um adendo:
Não tem franquia ou série NENHUMA nos EUA que critica tanto o seu próprio país/próprio governo como as séries Law & Order.
Concordo que brasileiro tem mania de perseguição mas, será que a ficção está tão longe da realidade?
Corrupção envolvendo a Olimpíada no Rio? Isso não acontece na vida real. É ficção…
Gente, esse povo arruma uns ichimos! Tanta coisa acontecendo aqui no país de mais importante, envolvendo políticos corruptos e tal, e eles preocupados com essa asneira?! Vai arrumar o que fazer!!!!
“Isso é um tremendo complexo de inferioridade misturado com paranóia. Acusar roteiristas de uma série de ficção como fazendo parte de um complô norte-americano para desbancar o Rio da candidatura beira o bizarro.” [2]
Eduardo falou tudo… Simplesmete ridículo, mais uma vez, tanta tempestade num copo d’água…
Eu discordo. Acredito que é prejudicial sim para a imagem carioca a exibição desse episódio na semana (nos EUA) em que o COI se reuniria com os representantes das cidades-candidatas.
Acho que eles poderiam esperar a escolha ser feita e depois veicular o episódio.
Não é uma questão de mania de perseguição do brasileiro, mas uma questão de falta de bom senso dos produtores da série.
É como, na época de divulgação dos indicados ao Emmy, ser veiculado um episódio em que um dos indicados tenta chantagear um jurado. Num caso como esse, o ator seria fictício.
Por que não usar uma cidade fictícia, então? Evitaria o problema.
“No fundo, isso é também uma forma descarada de garantir uns 15 minutos de fama na página do jornal.”
Não vejo razão para os governantes de uma cidade e estado de tamanha relevância desejarem 15min de fama dessa maneira. Isso aí é coisa de ex-BBB.
ridículo esse protesto por parte das autoridades do Rio. Pra começo de conversa, o que mais tem em seriados americanos são histórias envolvendo autoridades do seu próprio país. Se eles assitissem seriados, veriam que conspirações envolvendo políticos, políca e outros representantes do poder publico é a coisa mais cumom nas séries norte-americanas. E ra terminar, como eles podem ter a CORAGEM de se sentirem ofendidos com isso, já que, como foi dito em outros comentárrios, O COB gastou muito mais dinheiro que o esperado para promover o PAN. E suas instalações estão à mingua, como mostrou uma reportagem da ESPN. E agora, eles querem “sucatear” as futuras instalações olímpicas. Se Roma tem as do Coliseu, nós teremos as ruínas olímpicas, só que com uns milhares de anos a menos.
Acredito sim que em um país com tamanha fama de corrupto (aliás não é só fama), um episódio como esse pode mesmo suscitar um “porém” a candidatura do Rio. Sei que ninguém no comitê brasileiro foi diretamente mencionado, mas colocar a candidatura brasileira no enredo, uma candidatura real e em pleno andamento, foi, no mínimo, arriscada. A série é assistida no mundo inteiro e sabe lá se todos que assistirem terão discernimento para entender que é apenas ficção.
Mas, não acredito de forma alguma em inveja ou má intenção dos produtores, foi apenas um lance infeliz.
Deixo claro que não estou defendendo a candidatura ao Rio, não apoio de jeito nenhum, como já disseram, já sabemos quem vai pagar a conta e que ela será muito maior do que o anunciado.
Boa tarde
Vejamos as escolhas das cidades às olimpíadas como uma atitude de bom senso e ficaremos nos perguntando, por que Pequim foi a última a sediar o evento, se poluição e esporte não combinam? Respondendo a essa e outras perguntas sobre as escolhas feitas ao longo da história, logo se vê que o COI não é tão criterioso assim.
Nossas autoridades deveriam, de uma vez por todas, reconhecer os nosso problemas e, não simplesmente, tentar escondê-los ou ficar supondo que existe uma conspiração contra o Brasil ou contra o Rio de Janeiro. Se o COI fosse um órgão sério a cidade maravilhosa não estaria ainda na disputa para sedir as olimpíadas de 2016. Creio ser difícil resolver os imensos problemas que lá existem, bem como na maioria das nossas cidades, para que o evento ocorra com tranquilidade. Assim, melhor se não insistissem nisso. Por outro lado, a quem interessa eventos como esse no Brasil? Não ao povão, que não terá dinheiro para assitir aos espetáculos. Desse modo, nem vale a pena brigar. Os representantes políticos tinham é que trabalhar mais, pois assim não teriam tempo para ficar respondendo críticas a qualquer informação que lhes desagradasse.
Alguns pontos para comentar:
Ridículo, papelão de todas as autoridades que se dignificaram a “responder” o episódio. Aquilo é um obra de ficção… Mas é o típico pensamento tupiniquim, que não permite críticas, que coloca “nossas coisas” num pilar sacro-santo que não pode ser questionado.
Fico pensando nos EUA, como eles têm uma visão diferente das críticas. Vide o jantar anual dos correspondentes da Casa Branca, em que, todos os presidentes, até mesmo George Bush, passa uma noite inteira tirando sarro de si mesmo. Isso seria impensável aqui.
Esses dias, também, estava vendo The Godfather III, e pensando: imagina se todos as personagens que ali existem, claramente baseadas em eventos reais (vide história do Banco Ambrosiano), fossem criticar a “inspiração” dali, meu Deus…
Por último: alguém sinceramente duvida da quantidade de lobby, aka corrupção, que existe no COI?! É muita, mas muita, ingenuidade pensar que ali são escolhidas as “melhores” cidades. Ali são escolhida o melhor projeto, o projeto em que os aliados do COI ganharão mais dinheiro, é um jogo de cartas marcadas e todo mundo com meio-cérebro sabe disso.
Lamentável, mas não tão lamentável como o episódio dos Simpsons… Ali foi um escândalo. Simpsons faz uma crítica duríssima da sociedade americana por quase 20 anos. Quando mostra uma verdade, ou seja, como muitos dos americanos nos enxergam, de forma debochada, vem uma chuva de acusações.
Enquanto esses políticos anacrônicos, de uma geração passada, e superada, que não entendem a velocidade das informações e do que é realmente a globalização, a formação de uma cultural mundial, ainda existirem, continuaremos com esse pensamento pequeno, mesquinho…
Vergonha de ser brasileiro agora!
Eles deveriam se envergonhar é com a corrupção, a violência, é com esta dinheirama toda jogada fora para uma candidatura que não tem chance alguma de ganhar nada.
Me indigna, isso sim, ver os brasileiros apoiando esta ambição sendo que o que fizeram com o Pan foi uma vergonha, com estruturas caríssimas como a pista do Velopark estando abandonado e com a pretenção de transformarem o Parque Aquático em casa de Shows e fazerem tudo novo para uma Olimpíada quando disseram que as instalações do Pan seria totalmente utilizadas nos jogos olímpicos.
Vergonha é dizer que os jogos do Pan custariam X e no final sairem por 4 ou 5 vezes mais.
Ficção é ficção….e se é ficcção,como a maioria disse, por que Rio de Janeiro? Eu acharia mais apropriado Estado de Luzavera, que realmente é uma ficção.ok
Se as autoridades estão incomodadas é porque não entenderam o episódio… E pior: têm mais tempo para ver TV do que para cuidar da cidade, que não sai do noticiário policial. Achei o episódio excelente. E a cidade poderia ser qualquer uma, mas fica mais fácil ambientar numa cidade com conhecidos problemas de segurança.
No escandalo na Inglaterra, em que deputados usaram dinheiro público,houve renuncia, cassações; no Brasil…
No Japão, em três ocasiões, primeiros ministros foram a tv pedir desculpas; no Brasil…
Na Coreia do Sul, dois ministros acusados de corrupção cometeram suicidio, um inclusive, pulando de uma montanha; no Brasil…
Engraçado vocês falarem que é só ficção, que não traz prejuízo nenhum para a candidatura do Rio.
Por causa de um simples comercial produzido por uma agência brasileria (DDB) para o WWF (que não o aprovou), quando vários aviôes são jogados contra as Torres Gêmeas em NY (veja no YouTube), os americanos ficaram em choque, revoltados, segundo a imprensa.
Ora, se era só ficção, para que tanta histeria?
Por quê não usaram a candidatura de Chicago no roteiro? Não sejam ingênuos…
Ai gente, q paranóia!
Eu vi o episódio e a única cosia q me veio a cabeça foi “olha, o Rio”. ponto.
Isso é complexo de inferioridade. Fala serio!
Apesar do exagero do governador do Rio, concordo que não é apenas um caso de ficção, a situação colocada prejudica sim a candidatura do Rio. Como já foi citado, a série poderia citar qualquer um dos países concorrentes ou até mesmo a própria cidade americana, mas não, citaram o Rio. A mídia ainda tem muita influência com a opinião pública.
Concordo com o ricardo acima. O episódio é “puramente ficcional”, mas o momento é bem impróprio. Poderim usar tranquilamente a candidatura de Chicago, mas usaram a do Brasil…porque será??? Se o tivessem feito, as chuvas de protesto teriam sido dos próprios americanos, tenham certeza.
RicardoPN – 08/09/2009
“Por quê não usaram a candidatura de Chicago no roteiro? ”
Taxas de homicídios por 100.000 habitantes:
Tóquio: 1.4
Madrid: 2
Chicago: 15.65
Rio de Janeiro: 50
Apesar de ser ficção, os roteiristas gostam que as histórias tenham pelo menos um fundo de realismo.
Chega a ser ridículo alguém acreditar que algum dos juizes do COI vai votar contra o Rio por causa de um episódio de uma série de ficção de audiência no máximo mediana.
Se eles fossem tão influenciáveis, creio que o efeito de um jabá típico dos políticos corruptos brasileiros teria muito mais peso a favor da candidatura do Rio do que o efeito negativo de um episódio de Law and Order.
A reação patética dos políticos daqui só ajudou a chamar a atenção pra algo que teria passado totalmente desapercebido se eles tivessem simplesmente dito “É uma obra de ficção, não tem nada a ver com a realidade.”
Sempre as coisas terão mais de um ponto de vista, o que é salutar, mas convenhamos… radicalismo? Concordo com Mirna e com RicardoPN, independentemente de questionarmos se será ou não bom para o País uma Olimpíada e de como o povo brasileiro será afetado ou não, pois na minha opinião não é este o questionamento e sim o episódio, afinal para toda ação tem uma reação e onde têm o bônus sempre existirá o ônus, minha opinião, pelo relato que o episódio foi de um equívoco tremendo, assim como a propaganda brasileira em relação às Torres Gêmeas. O País “ferido”, o povo “ferido” são diferentes e ambos possuem o mesmo direito de indignação.
Quanta frescura! Depois ainda querem que o Brasil seja respeitado.
Roteiristas americanos desesperados…Achei até graça….
A nota do comitê e os outros pronunciamentos é uma ofensa à inteligência e capacidade de discernimento dos telespectadores e admiradores do Teleséries. Além de ridícula e obtusa. Mais adjetivos?
“Isso é um tremendo complexo de inferioridade misturado com paranóia.” 2
Soma-se isso a dificuldade de se lidar c a liberdade de expressão.
“Taxas de homicídios por 100.000 habitantes”
Não entendi a relação. Não vi o episódio, mas pelo que eu entendi, uma pessoa assassinou outra, pois tentava influenciá-la a votar a favor da candidatura do Rio.
A taxa de homicídios é irrelevante nessa questão, afinal o crime ocorreu em solo americano. A não ser que a pessoa chantageada não quisesse votar no Rio devido à alta taxa de criminalidade, mas não acho que era essa a questão.
Corrupção na organização de um evento no Brasil?
Ficção!!! Ahahahahah!
Tudo bem que é ficção, mas quem pode garantir que não rolou um “incentivo” da candidatura de Chicago, que por sinal é fraquíssima.. Deveriam investir toda essa criatividade é na campanha deles.
Aos ingenuos de plantão, corrupção existe tanto lá quanto cá. E americano joga sujo mesmo, não duvidem.
Pessoal fala de corrupção como se fosse exlusividade de brasileiro. E lá eles não são tão punidos como falam por aqui…na maioria das vezes o lobby corre solto. Estudem um pouco mais de história americana e verão que temos muiiiiiito em comum!
E quanto a violência, concordo com o Bruno.
A taxa de homicídios é irrelevante nessa questão, afinal o crime ocorreu em solo americano. A não ser que a pessoa chantageada não quisesse votar no Rio devido à alta taxa de criminalidade, mas não acho que era essa a questão. [2]
A taxa de homicídios pode ser relevante quando se considera que a questão era um contrato de segurança. Numa cidade de baixa criminalidade provavelmente nem vai haver um contrato com uma empresa de segurança tipo Blackwater, pois não é necessário. Londres (próxima olimpíada) não tem. Numa cidade de alta criminalidade isso se torna essencial. A Africa do Sul tem (para a próxima copa). Por sinal a vitória de Londres foi denunciada, inclusive na própria Inglaterra, como tendo sido obtida com corrupção.
Achar q um ep. de L&O pode influenciar o pessoal do comite é RIDICULO.
Acha q eles são burros ou o q ?
De achar q aque ato de ilegalidade q ocorreu na fiçção seria real.
São atletas olimpicos e outras pessoas qualificadas o suficiente pra distinguir uma coisa q aconteceu na fição da realidade.
E pq escolheram justamente ser o Rio… Pra mim parei pq é a cidade favorita. Pois só o voto da mulher não adiantava, tinha q ser o comite todo, então o cara decidiu fazer o contrato com a cidade q tinha mais chances de ganhar. Queria q a mulher só desse um empurrãozinho ajudando com o voto dela.
Brasileiro é assim mesmo. É cultural querer por tudo pra debaixo do tapete. Até aqui mesmo no Brasil tivemos manifestações contra o filme “Tropa de Elite”. É meio que um resquício da ditadura dos anos 60 querendo controlar a liberdade artística.
Como cientista social, vejo que o Brasil se torna, a cada ano que passa, abrigo para diversos criminosos do mundo inteiro, que se refugiam aqui pela esperança de impunidade.
E isso ocorre devido à ampla propaganda negativa presente na mídia internacional sobre o nosso país.
Como consequência vemos nossas mulheres e meninas sendo cada vez mais impelidas a participar do turismo sexual, nossos animais são assassinados quando traficados para outros países e uma centena de outros delitos que estrangeiros cometem em nosso Brasil pela propaganda que é feita de nós.
Diante disso, acredito que o governo deve agir para que não ocorram difamações de ordem alguma, quando a idoneidade de nossa pátria e de nosso povo.
Olha que evolução, há uma suspeita de o governador filho de sambista do rj ter assistido ao episódio legendado… ele pelo menos sabe ler.
Mas ele sai de casa pra ver o lixo que essa cidade está e nada é feito há décadas? E ainda querem Olimpíadas para mais roubarem?
Mesmo tendo visto o episódio e achando toda a situação paranóia de complexado (3), é a confirmação de que ladrão sempre esperneia quando sente o cheiro de concorrente.
Já não bastasse a patrulha do politicamente correto e agora temos a patrulha da ficção… Engraçado que esses mesmos governantes não chiaram com a vergonha que temos passado com o nosso congresso nacional…
E, Nana, não adianta culpar estrangeiros pela impunidade que impera aqui. A culpa é nossa por eleger e reeleger políticos que não não fazem seu trabalho direito…
Gente, vamos recapitular o episódio: o responsável por uma empresa de segurança, interessado em assegurar um contrato nas Olimpíadas de 2016, ao invés de esperar o resultado final decide assinar antecipadamente com uma das cidades-candidatas. A cidade escolhida, o RJ, por óbvio é uma cidade que ele considera com grandes chances de vencer. Assim, no caso de a cidade em questão sagrar-se vencedora do certame, o contrato já estava garantido. Só que o responsável pela empresa de segurança decide “dar uma forcinha” à candidatura do Rio, chantageia um dos membros do COI que tendia por outra cidade e acaba por matá-la. Agora a pergunta: cadê a sugestão de que o Rio de Janeiro participou da chantagem e do assassinato? Cadê a sugestão de que o contrato sujeito à condição suspensiva era ilícito, ilegal, imoral ou ilegítimo? Onde o fato de o responsável, gerente, diretor, dono, sei lá, da empresa de segurança contratada ser homicida macula a candidatura do Rio de Janeiro. Macula também a reputação da Bélgica, que contratou a empresa para fazer a segurança do seu consulado? Alguém escutou os belgas choramingando? Brasileiro tem algumas coisas realmente ridículas…
Brasileiro tem mania de perseguição sim, achei ridiculo a manifestaçao contra o filme turistase outros que falam coisas que acontecem aqui sim. Mas falar que ficçao ta longe da realidade é muita ignorancia, a maioria das coisas feitas pela tv é pra manipular e influenciar os telespectadores sim, isso é fato, só cego que não vê, isso acontece aqui e acontece lá também. Nesse caso acredito sim que tenha sido má fé, eles sabem que o Brasil é um país corrupto e aproveitaram que estào concorrendo também pra sediar os jogos e mandaram essa, naum tenho dúvida disso, ninguem é bonzinho não, vcs é que pelam muito o saco dos americanos, até acho errado ter olimpiada num país com tantos absurdos, mas isso não justifica.
Além disso, vamos combinar que é muita audácia se indignar com eventuais associações do RJ a episódios de violência e corrupção. A gente precisa tomar vergonha na cara pq o primeiro passo para consertar uma situação é reconhecer a existência do problema. Esse papinho de que “lá tb tem corrupção” é vergonhoso. O que importa é que aqui tb tem, e muita, tanta que nem nos indignamos mais.
Por fim, o RJ não tem capacidade para sediar um evento do porte das Olimpíadas. Seriam as Olim-piadas do RJ
Proposital? é claro!!! Mas aonde diz que não pode?
Recentemente, o filme Cavaleiro das trevas, o filme mais divulgado do ano 2008, mostrou o morcego buscando um empresário chinês corrupto em Hong Kong. Inclusive mostrando que ele tinha a policia na mão, qual o problema disso?
O Brasil não adora vender a imagem de país violento? Nós criamos e divulgamos com o maior louvor, inclusive com expectativas de Oscar, a quadrilogia da violência urbana brasileira:
Tropa de Elite,
Carandiru,
Cidade de Deus,
Parada 174 (me parece),
Por que esses politicos da cidade do RJ não se enfurecem com o Fernando Meirelles? ou com as mulatas que são colocadas pra rebolar em hotéis 5 estrelas no colo de “gringos”?
Adriano tá me ouvindo?
Prejudicial não é. Se vc parar para pensar os EUA são criticados de diversas formas nessas séries. Mas ainda acho que tudo é programado, nada é colocado nesses roteiros de forma inocente ou casual. Viva a conspiração!!!!Hehehehe!!!!
No final das contas tudo isso faz parte de uma estratégia política para dominar o país, provocando conflitos sociais e econõmicos.
Com o objetivo de invadir o Brasil e roubar seus recursos naturais.
Viva a conspiração!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas “Eles” já “invadiram” a Amazônia para roubar nossos recursos naturais. Inclusive as escolas dos EUA ensinam que a Amazônia é uma Área de Interesse Internacional e não pertence ao Brasil. **Talvez toda teoria da conspiração tenha um fundo de verdade afinal. Isso dá um ótimo roteiro para muitas séries. Já pensou!!!!???
Ainda nao decidi se vou rir ou chorar dos comentários…
A incapacidade de interpretação é o grande problema do Brasil.
[…] Paulo Antunes já falou no Teleséries sobre o exagero de reclamações feitas pelos governo do Rio de Janeiro em decorrência da trama […]
Corrupção? No Rio de Janeiro? Brasil? IMAGINE SE ISSO IRIA ACONTECER…
aff! brasileiro é uma desgraça!
Paranóia, complexo de inferioridade, falta de noção do rídiculo, hipocrisia e acima de tudo, total e completa vergonha alheia.
Pra esse tipo de coisa essas “otoridades” brasileiras desempenham como ninguém um fabuloso papel: o de histéricos sem embasamento algum.
Não vi o episodio, porem pelo q entendi uma empresa de segurança quer trabalhar na segurança do evento, para comer a grana eles decidem pelo brasil que tem alto indice de homicidios. O brasil lá fora tá como um pais em crescimento, com dinheiro pra emprestar ao FMI com o pré-sal. Paranoia ou não vamos ver quem vai fazer essa segurança se ganharmos para sediar as olimpiadas. Nossa policia foi vendida pelo filme tropa de elite como corrupta(não são todos mas grande parte). Falar a verdade doi, e a karapuça serve pra quem tem o dedo sujo…
“o esquadrão investiga a morte de uma ex-atleta olímpica, integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI). O que parecia ser um crime passional vai se revelando um crime orquestrado por uma empresário de uma empresa segurança, que chantegeava a vítima para que ela votasse pela candidatura do Rio para as Olimpíadas.”
No mínimo inconveniente para o momento, não acha?
Se fosse uma obra de ficção citando como exemplo a candidatura de Chicago com certeza haveria muitos “brasileiros” indignados por aqui.
Não acho besteira a nossa grita não. Ficção é ficção, mas a cabeça do americano médio, aquele que fica sentado em frente à tv se empanturrando de hamburger, 6-pack e pizza é mais limitada do que a do nosso povo.
Assim, esse tipo de “marketing” tem um efeito devastador e bastante subliminar naquele país.
E é sintomática a escolha do tema.
Se por um lado o americano médio é burro, os líderes americanos em todos os ramos são extremamente bem estruturados.
Eles não dão “ponto sem nó”. E quem pensa o contrário, é ingênuo, muito ingênuo.
Eu acho, inclusive, que nós mesmos deveríamos parar de fazer filmes que só mostram o nosso lado ruim e fazer filmes sobre nossos personagens positivos (de Santos Dumont a Pelé). Ou então, fazer filmes mostrando o lado imperialista e as mazelas da sociedade eficiente, porém massificada e plastificada dos EUA.
Ainda não assisti o episódio do Law and Order, mas é evidente que se trata de uma série sabidamente ficcional e sem conexões óbvias com os delirantes e imaginários complôs contra a cidade do Rio conforme as histéricas declarações do governador e prefeito do Rio. Tais declarações demonstram que estas autoridades fariam melhor se medissem suas palavras e não se prestassem outra vez para compor uma imagem ainda mais grotesca e estúpida desta cidade!