Review: Stargate Atlantis – Broken Ties


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Stargate Atlantis - Broken TiesSérie: Stargate Atlantis
Episódio: Broken Ties
Temporada:
Número do Episódio: 83 (5×03)
Data de Exibição nos EUA: 25/7/2008
Data de Exibição no Brasil: 3/9/2009
Emissora no Brasil: FX

Broken Ties poderia ser um desses episódios que apenas estão lá para preencher os espaços entre a season premiere e a season finale. Poderia ter sido entediante se lembrarmos que derivou de Reunion, um dos episódios mais fracos da quarta temporada. Poderia ter sido um desastre já que a história dependia em grande parte da densidade dramática de Jason Momoa. Mas o que poderia ter sido decepcionante acabou rendendo um bom episódio, além de suscitar uma alguma discussão a respeito da possibilidade dos espectros alimentarem-se de Ronon.

O personagem de Jason Momoa entrou na série na segunda temporada. Ronon era um fugitivo. Uma pessoa na qual os espectros implantaram um localizador e passaram a caçar. A dúvida que gerou toda a discussão é a seguinte: porque os espectros não se alimentaram e fizerem dele um fugitivo? Revendo a cena de Runner, ainda me parece muito claro, apesar de opiniões contrárias, que o espectro simplesmente não conseguiu iniciar o processo de alimentação: a expressão de espanto e raiva em seu rosto é reveladora. Por isso transformaram-no em um fugitivo. Então, caso essa interpretação seja a correta, a premissa de Broken Ties seria falsa.

Outro problema a meu ver é que em Commom Ground, episódio da terceira temporada em que é revelado o poder dos espectros de devolverem a vida, Todd é categórico ao afirmar que é um dom reservado a seus mais leais adoradores ou para aqueles considerados irmãos. Em Reunion e Broken Ties este dom é utilizado como instrumento de tortura; como método de persuasão ou lavagem cerebral. Não me parece, portanto, um tratamento reservado para aqueles considerados irmãos.

Mas, relevando-se essa incômoda sensação de que algo está fora de lugar, e apesar de todos os riscos já citados, Broken Ties funcionou: temperou com cenas engraçadas (mérito de Robert Picardo), um episódio de ritmo perfeito.

Stargate Atlantis - Broken TiesO nível de tensão foi aumentando gradativamente. Ronon é capturado e enquanto Tyre tenta convencer o amigo a render-se aos espectros, Sheppard e sua equipe tentam localizá-lo. A sensação de Ronon quando passa a ser torturado é semelhante à de Tyre em Atlantis. Quando finalmente Ronon cede e alia-se aos espectros, Tyre completa seu processo de desintoxicação e junta-se a Sheppard para resgatar Ronon; neste ponto até a dúvida sobre as respectivas conversões são idênticas: será que Ronon realmente cedeu ou está ganhando tempo? Será que Tyre realmente quer ajudar ou é apenas um meio de voltar à colméia?

Quando finalmente acontece o encontro entre Ronon e a equipe de resgate, somos brindados com uma grata surpresa. A cena só não foi melhor porque Jason Momoa é muito óbvio. Ronon revela-se aliado dos espectros e Mark Dacascos salva o dia, quando convincentemente Tyre volta-se contra Teyla, forçando Sheppard a se render. Nas cenas seguintes fica-se sabendo que a ação de Tyre foi apenas um artifício: ele realmente viera para salvar o amigo, redimir-se e reencontrar o orgulho e o altruísmo satedano. E apesar do desfecho já esperado, foi comovente vê-lo sacrificar a vida para explodir a colméia.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Luciano Cavalcante - 07/09/2009

    Não seria legal, Ronon morrendo e Tyre – Mark Dacascos é melhor “ator” que Jason Momoa – assumindo seu lugar em Atlantis?

  2. Milena - 08/09/2009

    Olha, eu gosto de Ronon. Não é um excelente ator, mas acho que dá conta do recado, sim. Gostei do episódio, mas sei lá. Depois do Carlson, da Weir e mais recentemente da Samantha, tenho achado tão esquisito esses últimos episódios.

  3. Fernando dos Santos - 08/09/2009

    Um bom episódio e que usa a alimentação dos Espectros como metáfora para os efeitos do vício em drogas e os males que elas causam não apenas nos viciados, mas também no sofrimento que trazem a parentes e amigos destes.

    Ficção científica de qualidade se faz assim mesmo, usando a fantasia para falar de coisas do dia-a-dia do espectador.

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!