TeleSéries
Review: CSI – 19 Down e One To Go
03/05/2009, 09:00. Simone Miletic
Reviews
CSI, House
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: CSI
Episódios: 19 Down e One To Go
Temporada: 9ª
Número do Episódio: 191 (9×09) e 192 (9×10)
Data de Exibição nos EUA: 11/12/2008 e 15/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 30/3 e 6/4/2009
Emissora no Brasil: AXN
Em 19 Down vimos pela penúltima vez William Petersen nos créditos iniciais de CSI. E a primeira parte do episódio duplo de despedida de Gil Grissom foi simplesmente magistral.
O episódio não foi nada do que eu esperava. Antes mesmo dos créditos Grissom já tinha comunicado sua saída, de maneira simples, de maneira direta. Foi interessante, mas completamente inesperado, mesmo considerando todos os episódios em que sua frustração veio sendo trabalhada.
O crime a ser investigado foi muito bem escolhido: um corpo encontrado no pântano leva a equipe a um assassino em série já encarcerado há muitos anos. Primeiro Grissom e Brass imaginam que o corpo encontrado seja da primeira vítima do assassino, nunca encontrada. Mas a investigação demonstra que esta é uma vítima mais recente. Um cúmplice? Um assassino copiador?
Outra bela jogada: usar o assassinato para voltarmos ao caso não resolvido do episódio Leave Out All The Rest, graças a coincidência entre as pegadas encontradas nos dois crimes.
Grissom participando ativamente da investigação nos deu um revival necessário para uma despedida adequada e dar uma “história” ao novo personagem Dr. Raymond Langston – um ex-médico patologista que abandona sua profissão por não identificar que um amigo havia se transformado em um anjo da morte – o tornou mais simpático, tornou mais plausível a sua entrada para a equipe.
Ao longo do episódio, cada personagem tem a oportunidade de se despedir de Grissom e, de uma forma ou outra, dizer que sentirá a partida do amigo. A reação que me deixou mais encantada foi a do legista David, mas as reações do Dr. Robins e de Brass foram as mais sinceras, eles perdem ali um companheiro de longa viagem. Obrigada Dr. Robins por nunca se aposentar!
E colocaram Langston ligando diretamente para Grissom quando ele recebe a ligação do assassino. Ali você cria um vínculo. Não sei ao certo se é por isso, por este vínculo, que eu gostei tanto do novo personagem, mas achei uma ótima sacada.
E mais uma boa jogada foi colocar nas palavras do assassino o fato de que encontrar o primeiro corpo, a primeira vítima, oferecendo um fechamento para sua família. Apenas o início de uma nova história, novas descobertas, e mais algum tempo de Gil Grissom.
Mais alguém aí desconfiou do moço que estava na palestra de Langston, um de olhos claros e cabelos meio despenteados que perguntou sobre como ele dominava as vítimas femininas?
* * *
É como se fosse o último grande jogo do Grissom. Eu quero ganhar por ele. – Nick
Se podemos considerar algo de positivo neste episódio – ou nestes se considerarmos a primeira parte – é o fato que Grissom pôde se despedir dignamente de cada um de seus colegas. E cada despedida foi individualizada, cada despedida foi especial.
Talvez isso tenha sido mais sentido neste episódio e, por isso, seu ritmo não foi tão empolgante quanto do primeiro. Ou talvez tenha sido o contrário, o ritmo das descobertas neste episódio foi tão rápido, que não desceu “tão redondo”.
Foi só eu que gostei bem mais da primeira parte do que da segunda? Fomos somente eu e a Ivonete que adivinhamos o culpado e, talvez por isso, tenha perdido um pouco da empolgação pela história?
Não estou dizendo que esta segunda parte foi ruim ou algo do tipo, ela valeu pelas despedidas, ela valeu pelo fechamento das pontas, ela valeu pelo Grissom.
A despedida de Nick foi a mais longa e a mais interessante. Nick agradecendo ao seu professor, que disse que ele foi seu melhor aluno. Depois os dois trabalhando sobre as fotos a fim de identificar o lugar, considerando a Lua e as montanhas, em mais uma aula, em que desta vez eles compartilharam algo.
Como eu tinha falado antes, gostei de terem dado um passado ao Langston e achei interessante como ele formou uma ligação com a investigação, a forma como ele ainda se surpreendeu com as mentiras e como Grissom lhe respondeu sobre só as evidências valerem – todos pensaram em House nesta hora, não é?
Se gostei de Grissom ter ido ao encontro de Sarah? Sim e não. Vocês sabem que não sou a maior defensora do casal, mas foi legal. Foi legal a maneira como o reencontro aconteceu, Grissom realmente feliz no meio daquele monte de bichos da floresta e Sara com a sua barraquinha.
Mas o que importa realmente é que ele teve um final feliz, e ele realmente merecia isso.
Textos publicados originalmente no weblog Só Seriados de TV (aqui) e (aqui).
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
minha unica tristeza era a sarah no final… mas foi um episodio muito bom.
Gostei do episódio e acho que histórias de serial killers sempre rendem episódios interessantes em CSI.Talvez seja pelo tom sombrio da série, detalhe que acaba por contribuir na construção do suspense que este tipo de história pede.
A despedida do Grissom foi apenas razoável. O episódio estava indo muito bem até quando mostrou Grissom saindo do lab e olhando para todos, depois disso a coisa caiu de nível com aquela ceninha. Lamentável como conseguiram destruir um personagem de 8 temporadas nesses poucos episódios. Uma cena é digna dos piores dramalhões, além de ser absurdo ver Grissom vivendo no meio do mato com Sara, em uma cabana, só acompanhados por um macaco. Nenhum fã de CSI devia ser obrigado a ver isso. Infelizmente a série não é mais a mesma.
Agora Fishburne assumirá a série, será que a coisa melhora? Mesmo não tendo esse Grissom mala, a série ainda continua ruim…
“além de ser absurdo ver Grissom vivendo no meio do mato com Sara, em uma cabana, só acompanhados por um macaco”
Não acho absurdo, o Grissom é entomologista, não deve ter problemas com insetos, vai ser até legal pra ele pesquisar alguma coisa, poder ver algum inseto no seu habitat
Eu consigo imaginar beeeeem o Grissom vivendo assim
As vezes o Gil me lembra o House, essa não foi a 1ª vez
Gostei, tomara que CSI sem Gil ainda seja bom
Aproveitando as ligações feitas entre Grissom e House, o assassino destes dois episódios foi interpretado pelo mesmo ator que fez o padre que perdera a fé num dos melhores episódios de House da temporada.
Eu também saquei o assassino durante a palestra. Mas fiz isto também porque me lembrei de House, ou mais especificamente, da teoria que relaciona o provável maior salário dos convidados com o assassino do episódio.
Nesse episodio Grissom deu um banho,foi incrivel como descobriu o assassino pela direção do olhar do assassino preso e a localização do local de torturas pela posição da lua so o final “melação “é extragou tudo a folgada da Sara que ficou la esperando sem mexer uma palha para ficar com ele e o palhaço ainda foi atraz e pior abandonou o cachorro sabe se la aonde.Pelomeon ele tempo de serviço para se aposentar e agora a tal tem quem a sustente para ela ficar tirando retratinhos de macaco.