Review: Law & Order: Special Victims Unit – Transitions


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Law & Order: Special Victims Unit - TransitionsSérie: Law & Order: Special Victims Unit
Episódio: Transições (Transitions)
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 216 (10×14)
Data de Exibição nos EUA: 13/1/2009
Data de Exibição no Brasil: 31/3/2009
Emissora no Brasil: Universal

Eu tenho uma grande implicância com os roteiros de Law & Order: Special Victims Unit. Amo os personagens, todos (tá, todos menos o Huang), mas fico irritado constantemente com o desenvolvimento das histórias. Os roteiros de SVU tem abusado demais de um recurso narrativo chamado “lead in”. É assim: a história começa com um crime qualquer. Você espera que o tema do episódio seja aquele crime, mas ele é apenas um pretexto: ele é resolvido em cinco minutos e a história migra em outra direção.

Não há problema em usar um lead in para introduzir uma segunda história. Se você olhar todos os episódios de Os Simpsons, sem exceção, são assim. Mas SVU tem feito coisas estranhas – às vezes o lead in é esticado até a metade do episódio e do meio pro fim a história vira outra. E em outros episódios, como este Transitions, a trama vai e volta para o caso inicial, quebrando o ritmo da ação.

Mas aqui, tenho que ser sincero, tirando um ou dois segundos que me fizeram bufar na frente da TV, a coisa funcionou que é uma beleza. O episódio é incrível, tendo o transexualismo como tema.

A história que abre o episódio mostra um homem que foi agredido nos fundos de uma boate de strip tease. A investigação leva Benson e Stabler a conhecer seu filho, ou seria filha? O pré-adolescente, batizado Henry, que insiste em ser chamado de Haley.

E eu assisti ao episódo de ponta a ponta jurando que Haley era uma atriz. Não, era um ator: Bridger Zadina (curríulo aqui), mais um caso de casting perfeito de SVU. Não é por acaso que a série teve até hoje 12 indicações ao Emmy na categoria melhor ator ou melhor atriz convidado em drama.

Law & Order: Special Victims Unit - TransitionsHaley assume a responsabilidade pela agressão do pai, uma mentira logo derrubada pelo detetives. Ela estava escondendo seu álibi – encobria um grupo de transexuais que rouba hormônios e bloqueadores usados no tratamento de quem quer mudar de sexo. Surpresa: uma participação especial de Daniela Sea, musa transexual da série The L Word.

A investigação prossegue e chegamos ao agressor: Jackie Blaine, a conselheira de Haley na escola. Depois de algumas idas e vindas, a verdade é revelada no tribunal. Blaine também é um transexual.

Todo o julgamento é apenas um pretexto para fazer o pai de Haley compreendê-la e se reaproximar da filha.

É impossível não lembrar, ao término deste episódio, que para esta união foi necessária duas pessoas irem para a prisão, o trabalho de um esquadrão policial e toda a máquina do poder judiciário de Nova York ser acionada.

Transitions é um belo episódio, destes que só SVU sabe fazer, que reverbera o drama da aceitação dos transexuais por suas famílias e pela sociedade.

* * *

Ah, claro, a esta altura você deve ter reparado que eu não sou o Ângelo Romão, nosso insubstituível colunista de Law & Order: Special Victims Unit. O Ângelo teve alguns problemas técnicos e pessoais e não pode resenhar os dois últimos episódos da série. Eu também não assisti a Snatched (10×13) e espero ter quebrado galho com esta review. O Ângelo promete voltar para comentar os episódios com a Stephanie March. Até lá!

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Bernardo SA - 21/04/2009

    Esse episódio foi muito bom – e estou surpreso que era um garoto que fazia a menina. Todos trazendo seu A-game p/ a história (e eu nem imaginei como seria a reviravolta do julgamento, muito bem feito).

  2. Bernardo SA - 21/04/2009

    Pergunta: seria demais esperar uma indicação ao Emmy p/ o Bridger Zadina?

    Resposta do Editor: Bernardo, acho bem difícil. Eu não lembro de nenhuma criança ser indicada ao Emmy. Aí já tem o primeiro problema. Depois tem o fato de que a série tem quase certa outras duas indicações na mesma categoria: a da Ellen Burstyn e possivellmente a da Carol Burnett, que estará no próximo episódio.

  3. Quincas - 21/04/2009

    O episódio, realmente, foi muito bom. Ótimos atores coadjuvantes, especialmente Bridger Zadina: grande interpretação para um garoto de 14 anos.
    Também tenho uma grande implicância com os roteiros de “Law & Order: Special Victims Unit”; não tanto pelo uso constante de “lead in”, mas pelo didatismo – os roteiristas sempre escolhem temas polêmicos e desenvolvem os episódios como se fossem aulas sobre os assuntos, o que obriga os personagens a assumirem “tipos ideais” antagônicos, a fim de mostrar as posições dos verdadeiroas agentes sociais . A intencionalidade autoral fica muito evidente; falta sutileza. De qualquer modo, apesar do uso de todos esses recursos, “Transitions” foi muito bom.

  4. marília - 21/04/2009

    hhaha, não só notei como já ia perguntar cadê o Ângelo, que é um dos melhores da casa. Mas só ia perguntar mesmo por curiosidade, pq o review do senhor não deixou nada a desejar!

    com relação ao episódio, a atriz, exorcista em bon temps nas horas vagas, tbm é ótima… e eu nunca pensei que fosse chegar nisso, apesar de ela ser mesmo um pouco masculinizada, desde assalto a 13° dp, filme legalzinho com o ethan hawk e o mais novo c.s.i do pedaço.

  5. Fernando dos Santos - 21/04/2009

    Neste episódio eu consegui gostar da participação da Greyleck na sequência final no tribunal.Os roteiristas e a atriz parece que estão começando a acertar no tom da personagem.Embora em Transitions ela não tenha aparecido muito, eu acho que da pra começar a ter um pouco de esperança.
    Quanto ao episódio a revelação final no tribunal me surpreendeu.Ponto para SVU pois hoje em dia com tantas séries policiais sendo produzidas, as histórias em geral do gênero ficam meio previsíveis e torna-se cada vez mais difícil surpreender o espectador.

  6. Renata S. Braga - 21/04/2009

    Ótimo episódio e um review(muito bom)que me deixou surpresa já que sempre tive a impressão que o Paulo não era muito fã da série.

  7. leticia - 21/04/2009

    foi um episódio excelente, so fui descobrir q o ator q fez a haley/henry era um menino graças a comu da serie no orkut, senão jamais teria desconfiado…pq vc não gosta do huang, eu adoro ele, na verdade com exceção da kim, o elenco inteiro é maravilhoso.

  8. Raphael Pinheiro - 22/04/2009

    Curioso, acho o Huang um ótimo personagem e que poderia ter mais tempo de tela! Digo, todos os atores me passam a real impressão de imersão em seus personagens – de realmente saberem sobre o que estão falando -, com exceção da Tamara Tunie. Não gosto do ar sabichão e das “franzidas de testa” da Melinda Warner, que inclusive parece ter conhecimentos muito além da sua área e altamente convenientes para o desenvolvimento de situações nos episódios. Preferia ter outro personagem (recurring, que seja) dividindo os diálogos com ela nesse sentido. Forense fodão mesmo, só o Gil Grissom.

  9. Elza - 22/04/2009

    Eu também gosto do Huang. Sinto falta quando ele não participa.

  10. Ana Maria - 22/04/2009

    Gostei muito do episódio e concordo com quem ressalta o didatismo da série. Entretanto até gosto deste aspecto porque sempre aprendo com SVU.
    Impressionante o desempenho do ator que faz o transexual pois eu jurava que era uma mulher.( que surpresa!)Eu estava morrendo de saudades dos reviews do Ãngelo mas devo dizer que o do Paulo Antunes não fica nada a dever.Concordo( mais uma vez) com o Fernando dos Santos sobre o desempenho da promotora. Pela primeira vez gostei de verdade da Greyleck, pois ela me pareceu mais simples e humana. E eu simplesmente amo, adoro o Huang. Sem ele acho que SVU teria muito a perder. O enfoque psicológico dele sempre é esclarecedor e fundamental para a aceitabilidade das decisões e desfechos. Aliás, em SVU todo o elenco é exemplar, sem exceção.

  11. Jorge P. - DF - 22/04/2009

    Paulo, eu gosto do Huang desde a temporada retrasada quanto ele deu um chilique histórico!
    No mais concordo que este foi um dos melhores episódios de SVU com tantas reviravoltas.

  12. marília - 22/04/2009

    gente, huang é péssimo, pelamor.

    ele é muito chato, não convence ninguém, adoro que o stabler dava mil queimadas nele!

  13. marcia - 22/04/2009

    Pior do que essa nova promotora ele não é não.Essa atriz era sem sal em one tree hill e continua a me desapontar e svu.
    ótimo episódio!

  14. Ângelo Romão - 22/04/2009

    Olá pessoal!

    Quero mais uma vez agradecer ao Paulo pela ajuda e comunicá-los que o texto do episódio desta última terça já está prontinho, cheio de novidades e deve pintar por aqui em breve.

    O problema com o Huang é que ele, assim como o Munch, perdeu muito tempo de tela e ficou esquecível. Outra observação é que desde que a Tamara entrou para o elenco fixo, SVU tem dado mais foco aos achados da Dra Warner do que aos insights do Huang para montar os casos. Antes disso, ele reinava no Squad.

    Ele, que antes ajudava a montar o perfil mesmo nos casos mais vagos, só está sendo requisitado como recurso final. Eu gosto do personagem, apesar de sentir mais falta do Munch, que tem ou feito participações curtas demais ou sumido completamente. Nem interrogatório ele anda fazendo.

  15. Ana Maria - 22/04/2009

    Alô Ângelo,

    Tendo em vista que você é um expert em SVU eu gostaria que você me fizesse o obséquio de responder a seguinte pergunta; Quais os 5 episódios de SVU que você mais gostou, em ordem decrescente.Será que dá para me responder?

  16. Ana Maria - 22/04/2009

    Nossa, a Marília andou meio sumida mas voltou com toda a corda e detonando forte o Huang.Mas eu continuo fiel ao “baixinho”: adoro sua participação e gostaria de vê-lo sempre mais.

  17. Ângelo Romão - 23/04/2009

    Ana Maria,

    que pedido difícil, hein? Olha, em meio a mais de 220 episódios, qualquer lista que eu faça vai excluir diversas preciosidades, mas posso me arriscar a fazê-la. Posso levar a idéia ao editor do TeleSéries para que tenhamos um Top com 10 episódios memoráveis e a razão de eles serem tão importantes, ok? Quem sabe depois do final da temporada?

    Abraço.

  18. Ana Maria - 23/04/2009

    Prezado Ângelo,

    Seria uma excelente ideia e motivaria os fãs.Acho que cada um tem intimamente os seus episódios preferidos e seria interessanta expressar sua opinião. Quem sabe teremos um bom debate.
    Abraço e cada dia amo mais o Teleséries.

    Ana Maria

  19. frotalim - 27/05/2009

    Oi angelo, só hoje assiste o episódio SVU transitions. Voce sabe o nome da atriz que interpretou Jackie Blaine, a conselheira de Haley na escola?

  20. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!