TeleSéries
Preview: Life on Mars
16/04/2009, 07:30. Davi Garcia
Preview
Life on Mars
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Quando vi a primeira versão do piloto americano de Life on Mars que vazou em junho do ano passado, critiquei a falta de inventividade da série por ter caído na armadilha de se limitar a copiar o conceito da produção original sem expandí-lo. Outros grandes pecados evidenciados naquele piloto, vinham do fato da história se passar num ambiente (Los Angeles) que tirava o ar soturno da série original inglesa, além da diminuição da força e até mesmo descaracterização daqueles personagens marcantes.
Daí veio a mudança de produção (o produtor David E. Kelley abandonou o projeto), a renovação de elenco com a entrada de Harvey Keitel e Michael Imperioli e a mudança de cenário, saindo Los Angeles e entrando Nova York, uma cidade cujo passado combina muito mais com o mote e o clima da série matriz. Restava, portanto, saber se esse novo piloto conseguiria superar os equívocos cometidos antes lançando bases sólidas para uma releitura daquela bizarra história envolvendo o detetive Sam Tayler, além de expandir o conceito de forma original.
Por isso, fiquei muito surpreso quando vi esse novo piloto, que embora ainda não escape de copiar várias sequências da versão inglesa (e isso é compreensível para dar início à história), acerta o tom com um ritmo mais cadenciado e com personagens bem mais bem desenvolvidos e interessantes.
A história continua sendo a mesma. Sam Tyler (Jason O’Mara) é um detetive do presente investigando um caso que envolve um serial killer e que após sofrer um acidente acorda em 1973. Lá ele precisará se adaptar a uma realidade bem diferente da que estava acostumado e terá que ganhar seu espaço no meio de policiais com métodos pouco ortodoxos, como o durão Gene Hunt (Harvey Keitel rivalizando com a intepretação original de Philip Glenister) e o sarcástico Ray Carling (Michael Imperioli de Família Soprano) que na versão americana ganha mais detaque que na versão inglesa.
A também doce Annie ganha uma boa retratação com Gretchen Mol (substituindo Rachelle Lefreve que atuou no piloto anterior) que equilibra bem aquele o conceito da mulher frágil que busca seu espaço numa sociedade machista. E se antes não me simpatizei com o trabalho de Jason O’Mara (o único sobrevivente da limpa no elenco) como Sam Tyler, agora posso dizer que ele conseguiu equilibrar mais a dose reflexiva e explosiva que transformam o protagonista numa figura complexa e ao mesmo tempo carismática.
Isso tudo, porém, talvez não funcionasse se a ambientação do ano de 1973 não fosse bem feita. E para nossa sorte, o trabalho de produção da série é digno de palmas já que ela traduz com muita eficiência o clima daquela década. Todas as cenas da Nova York de 1973 convencem e imediatamente nos conectam ao mesmo desespero que toma conta de Tyler, tentando entender o que lhe aconteceu (a cena em que ele contempla as torres gêmeas é repleta de sutilezas que exprimem bem esse sentimento).
Igualmente curioso, é notar que também existam indicações de que o cenário da época envolvendo escandâlos políticos (o Watergate) ou mesmo o impacto que a longa guerra do Vietnã provocou na sociedade, também devem ser incorporados à trama que tem como maior desafio encontrar um caminho novo e que consiga convencer a audiência de que o mistério sobre o que está acontecendo com Sam Tyler (ele viajou no tempo, está sonhando ou num coma?) possa ter outras camadas tão interessantes e criativas quanto aquelas da série inglesa.
Life on Mars US começa bem, reunindo ingredientes que tem tudo para render uma boa receita. A dúvida era se os responsáveis por essa versão teriam coragem de explorar algo inédito como explicação para tudo ou se cederiam a tentação de copiar o chocante desfecho da original. A resposta foi ao ar na semana passado nos Estados Unidos. E eu decidi acompanhar a série para ver como termina. E você, pretende fazer o mesmo?
Adaptado de resenha publicada originalmente em outubro no site Dude News.
* * *
Life on Mars estreia nesta quinta-feira, 16 de abril, às 23h no canal FX.
O primeiro episódio terá transmissão simultânea no canal Fox.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Bom, eu assisti às duas versões do primeiro episodio na internet, e preferi meramente procurar saber como o seriado termina (ja sei, tanto na versao inglesa como na versao americana) e estou satisfeito com isso. Não acho que a valha a pena perder meu tempo com uma temporada inteira de não-sei-quantos episódios de um seriado policial comum, meramente para descobrir a tal resposta no final. 🙂
Eu assisti a serie inglesa que passou pela ABC aqui na Australia e agora estou assistindo a americana pelo canal 10. Estou curtindo as diferencas entre as duas versoes. Vamos ver se os Yanks vao mais temporadas que os Poms…