Sintonia – O Som do Espaço-Tempo

Data/Hora 09/05/2015, 19:30. Autor
Categorias Sintonia
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Bom dia/tarde/noite/madrugada pra vocês, leitores! Estamos de volta com mais um Sintonia pra vocês, e o tema da vez é a deliciosa trilha das viagens espaço temporais de… (pausa dramática) Doctor Who! (Acho que deu pra notar pelo nome, certo? Ah. Mas não dá pra perder a emoção.)

É de conhecimento geral que a Inglaterra é um grande centro de produções artísticas, tanto musicais (The Beatles, Queen, Pink Floyd, etc., etc.) quanto televisivas (BBC, Channel 4, Sky, são mesmo um arraso). Seria óbvio, então, que a série queridinha do país, com cinquenta e dois anos de reinado, não seria menos do que é, tanto em aspectos roteirísticos quanto sonoros.

A trilha de Doctor Who é notável já a partir da abertura. A linha melódica é exatamente a mesma, criada por Ron Grainer e Delia Derbyshire para a série dos anos 60. Porém, o tema se renova constantemente, tomando características melódicas mais modernas, com a evolução da aparelhagem de som e dos próprios instrumentos eletrônicos. Aqui, pode-se ouvir (quase) todas as versões da abertura da série, mas deixo para vocês a minha versão favorita: a original.

Fora isso, focando mais na série nova, a trilha de fundo é sempre riquíssima (não que a da Clássica não seja, mas analisar 26 temporadas a mais levaria um pouco mais de tempo). A BBC, então, valorizando o trabalho dos musicistas responsáveis, resolveu inventar, há uns anos, o especial Doctor Who – A Celebration, que é simplesmente FANTÁSTICA! Esse show, de uma-hora-quase-duas, foi produzido em 2006 e apresentado por ninguém menos que a estrela do show na época: David Tennant.

Transmitido pelos canais da BBC como parte da iniciativa Children In Need, as grandes atrações de Celebration foram a Orquestra Nacional da BBC de Gales e o Coral Nacional da BBC de Gales, que reproduziram os temas de fundo das duas primeiras séries atuais, compostos por Murray Gold e sua equipe. Mais do que válido assistir, e a parte boa é que o especial inteiro está disponível no youtube (em partes, claro). Abaixo, uma palhinha pra vocês animarem. Não é pequeno, mas tenham ânimo! Allons-y!

Mas nem só de Children In Need vive a BBC, não é mesmo, minha gente? Então, em mais uma iniciativa de sobrevivência musical, a emissora realiza, todos os anos, os Proms – evento de oito semanas com apresentações diárias de orquestras, principalmente no Royal Albert Hall. Desde a estreia da série nova, vez ou outra os Proms contam com apresentações especiais temáticas de Doctor Who. Até hoje, foram três: em 2008, em 2010 e em 2013. Nas três vezes, além da trilha sonora original, tocada ao vivo, foram apresentados mini episódios com peças musicais inéditas da série. Deixo para vocês, novamente, o meu favorito, Music of the Spheres.

E Doctor Who também não é feita apenas de uma genial trilha sonora clássica. É feita também por pessoas geniais. Temos, lá, pessoas como nós que apreciam a boa música popular tanto quanto. Provas disso temos em vários momentos, desde o primeiro Doctor, que arrumou uma TV para que a neta e seus companions pudessem ver os Beatles no Ed Sullivan Show. Então terminemos o dia de forma feliz. Gritem ‘Geronimo!’ e se joguem na pista, que são quinhentas milhas pela frente pra caminhar dançando!

Até a próxima coluna, pessoal! 🙂

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Lendel Smânio Campos - 12/05/2015

    FIRST!

  2. Lucas Victor - 28/05/2015

    Murray Gold pra mim é o melhor compositor de trilhas atualmente. Os temas que ele cria pra Doctor Who são fantásticos (o tema do Twelve é supremo) <3

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!