Entreatos: Cultura Pop levada a Sério – A magia do cinema chega à telinha (e vice-versa)


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Após uma bem sucedida primeira temporada, estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, True Detective confirma que Rachel McAdams vai estrelar na segunda temporada da série ao lado de Colin Farrel e Vince Vaughn, diminuindo ainda mais os limites entre o mundo do cinema e da TV.

Mais do que misturar os dois mundos, hoje inverte-se o movimento original de que atores de séries bem sucedidos passavam a buscar e receber bons papeis nos cinema, como aconteceu com Jeniffer Aniston, Chris Pratt e inúmeros astros do Saturday Night Live. Agora as grandes estrelas já consagradas no cinema querem fazer parte das novas produções da TV.

Ok, isso não é tão novidade na HBO, que teve estrelas do cinema no elenco de ‘Os Sopranos’ (só para citar um exemplo clássico), e mais recentemente Boardwalk Empire, estrelado por Steve Buscemi, que no piloto esteve sob a direção de ninguém mais ninguém menos que Martin Scorsese. E mesmo fora da HBO cada vez mais temos exemplos como J. J. Abrams que tem no currículo a direção tanto de clássicos da TV, como Felicity e Lost, quanto do Cinema, como Missão Impossível e Star Wars.

A verdade é que a TV como um todo não apenas tem chamado a atenção de atores, como também roteiristas, diretores e da crítica que hoje vê o meio não só como um entreteninmento, mas como um entretenimento de alta qualidade, como um meio capaz de contar histórias com narrativas inovadoras e envolventes, e, muitas vezes, como arte.

Parafraseando Marshal McLuhan, o grande pensador dos meios de massa, cada nova invenção nostalgicamente eleva sua predecessora a um status de arte. Como o cinema fez com o teatro, e a Tv com o cinema, agora a internet está nos permitindo validar a televisão como um meio artístico. E merecidamente.

É a história do professor de literatura que fez sua tese de mestrada sobre Bob Dylan: Walter White pode ser vista como uma das grandes personagens da história, lado a lado com clássicos da literatura; assim como 30rd rock apresentava um humor sem igual.

Ao longo dos anos, a TV aprimorou o uso dos seus recursos dando ao público impecáveis apresentações de personagens, progressões narrativas refinadas, novos jogos de cena e um desenrolar que não precisa ver seu desfecho em duas horas. A meu ver um paraíso para atores, roteristas e diretores que querem explorar suas capacidades narrativas. E principalmente para nós, fãs e viciados, que temos cada vez mais histórias e personagens para nos apaixonarmos.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!