Log In

Notícias Opinião

Triste aniversário

Pin it

CANAL FOX - UM ANO DE DESRESPEITO COM O TELESPECTADOR

Nem toda data é comemorativa. Há um ano atrás, no dia 1º de julho de 2007, o canal Fox foi protagonista de um dos acontecimentos mais absurdos da história da TV paga do Brasil. Movido por interesses comerciais, o canal simplesmente deixou na mão uma significativa parcela de seus assinantes, acostumados a assistir seriados como Nip/Tuck, 24 Horas e Bones com áudio original e legendas em português. Passou a dublar todo o seu horário nobre, da noite para o dia, sem aviso prévio, sem consulta, sem dar nenhuma alternativa ao telespectador.

De lá pra cá, tudo o que o canal ofereceu ao seu assinantes foi um remendo. Ainda assim, um remendo ruim. Apenas os assinantes de algumas operadoras conseguem hoje trocar o áudio e habilitar legendas para assistir aos programas do canal – sendo que, muitas vezes, quando tem acesso a este opção, assistem programas com legendas mal feitas, fora de sincronia ou mesmo de episódios trocados.

Neste dia 1º de julho, diversos weblogs estão unidos para lembrar esta data – o canal pode ter esquecido do que fez, mas nós não esquecemos.

Se você possui um site ou weblog, copie o banner acima e insira ele num post do seu site também e escreva para nós. Este post será atualizado ao longo do dia, listando todos que participaram da ação. Outras ações de divulgação em sites e fóruns, junto a imprensa, e junto ao canal também serão tomadas ao longo do dia.

Participe! Não deixem que os canais ignorem a voz dos seus assinantes.

Fazem parte desta ação (lista atualizada às 14h56 de 9/7):

TeleSéries
Sociedade dos Blogs de Séries
Blah Blah Blog
Box Fechado
Cavalca
Comentando Séries
Cultura Sem Censura
Dia de Folga
Dude News
Episódios Comentados
Ftofani.com
Grupo de Discussão BR-Lost
Grupo de Discussão TV Online
I Said Goddamn!
Highlander Master
Ladybug Brasil
Ligado em Série
Legendas do Kravis
Luciane Patricia
Na TV
Nem Ferrando
no15
O Baú da Veneno
Overséries
Palco e TV
Pastelaria Filmes
Poltrona.TV
Post em Série
Querido Leitor
Revista TV Séries
ScrapZone
Seriados.Info
Série Maníacos
SerieStuff
Series Addict
SimViral
SmileHappy
Sob a Minha Lente
Só me Fodo nessa Life
Só Seriados de TV
Teremos Coisas Bonitas Pra Contar…
Tiago Luchini
TV, Música, Esporte e Tudo Mais
TV Paga News
Ultra
Usuário Compulsivo

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

96 Comments

  1. david

    Não tiro a raiva de vcs pela Fox, foi um desrespeito mesmo, ou ela colocasse as duas opções em horarios distintos ou de uma forma que quem quisesse assistisse legendado ou dublado.
    Mas eu só me pergunto, será que se realmente a maioria do pessoal que assiste tv a cabo prefere legendado, será que se geral tivesse boicotado eles não retornariam a legenda. Essa parcela que faz tanta questão de legendado acredito que só se restringa a essa meia duzia que comenta nesses sites e blos e no orkut.

  2. Carla

    Triste aniversario mesmo!! E eu sou mais uma que parou de assistir a fox (com letra minuscula mesmo!!!!!!!!)

  3. João da Silva

    Eu também odeio séries dubladas, Francisco, e por causa disso eu abandonei a Fox.

    Para quem não sabe, em Portugal se usa a palavra “dobragem” para se referir à “dublagem”.

  4. Ma

    Eu não tenho blog, mas estou dentro odeio o que quer que seja dublado e estou nessa parcela de coitados que não consegue legendas nem que mal feitas. Sendo assim tive que engolir, pois amo Bones e estou assistindo a essa barbaridade. Agora começa Prision Break e estou pensando se assisto ou não. 24 horas abandonei no meio da temporada passada quando esta atitude arbitrária aconteceu.
    E o que é pior acho que a gente deixar de assistit não resolveu de nada, já que a audiência não caiu fazendo com que eles voltassem atras, se é que é possivel esses cabeças ocas terem voltado atrás naquela época. Continuo de luto e na luta.

  5. Luciano Bruce

    Pois é, exatamente um ano que não acompanho mais a FOX, mesmo com a solução tardia (a disponibilidade da legenda), perdi a confiança que tinha no canal. E pensar que a FOX foi o motivo principal de adquirir a tv por assinatura, devido, na época, acompanhar The X-files.

  6. MARINETE CRUZ

    OLHA, INFELIZMENTE, HOJE FAZ 1 ANO Q EU TAMBEM NÃO ASSISTO MAIS A FOX, POIS EU ODEIO DUBLAGEM. SE EU QUISESSE VER DUBLAGEM EU ASSISTIRIA TV ABERTA E NÃO PAGARIA TÃO CARO POR TV A CABO. BOICOTE JÁ OU ABAIXO ASSINADO.PELO AMOR DE DEUS FOX, VOLTE COM AS LEGENDAS.

  7. Pingback: SmileHappy | FOX: 1 ano de desrespeito

  8. Pingback: 01 Ano Sem Escolha « Só Seriados de TV

  9. Manu-Floripa

    Nao tenho blog, mas também concordo com a campanha. a “RAPOSA” pode até nao ter perdido audiencia, mas perdeu credibilidade. abraços

  10. Robson

    Fox? Que Fox? Ahhhh aquele canal tosco que passa só coisa dublada? Tinha até esquecido dessa merd**!

  11. Pingback: Folha de São Paulo divulga ação contra a imposição da dublagem na Fox » TeleSéries

  12. Emanuel

    Decididamente patético. Porém parece que outras emissoras também devem entrar na lambança. Vi que possivelmente a universal deixará dublados no horário nobre.
    Infelizmente pela net não há opção de legendas.

  13. Pingback: Jornal Destak divulga TeleSéries e ação sobre o canal Fox » TeleSéries

  14. Julie

    Não sei que bobagem é essa de ficarem reclamando da fox estar dublada!!! Dublado, legendado, que diferença faz? Não deixo de assistir nada por isso. Quem reclama, então que alugue os DVDS e assista legendado! Mas como eu dou valor ao meu dinheiro, assisto de qualquer maneira!

  15. Julie

    E tomara mesmo que dublem TUDO!!! Daí que vai bom! Não vou que perder metade dos meus programas favoritos lendo legendas idiotas!
    DUBLADO RULES!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. LEO NIT

    Até que enfim, alguém está tendo consciência que SERIADOS sao LAZER, e nao CURSO DE INGLES. Quem quiser som original e/ou legendas, matricule-se no CCAA. E olha q sou formado em ingles, mas fala sério: falamos PORTUGUÊS, Dublagem SEMPRE!!!!!!!!!! É por causa da imposição das legendas q nem passo perto de alguns canais, como por exemplo o Multishow, q agora legenda até videoclips(!!??) Chega de escravidão nos limitando a rodapé da tela com letrinhas! Ridículo!

  17. Pingback: Triste Aniversário | blog de felipe tofani // blog.ftofani.com

  18. Pingback: A Fox e o desrespeito » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja

  19. Pingback: Protesto contra o canal Fox vira case no SimViral » TeleSéries

  20. Compulsivo

    Um ano de dublagem e um ano sem o Waldyr Sant’Anna, não esqueçam disso!!! Os Simpsons eu preferia dublado, mas com esse novo dublador quero as legendas de volta urgente!!!

    []’s
    Compulsivo

  21. Pingback: UsuárioCompulsivo

  22. Beleza de Ser

    Perdi o respeito pela FOX no mesmo momento em que ela decidiu que a dublagem “era o ideal ao publico brasileiro”.
    Não se trata de ser contra ou a favor a dublagem. É questão de respeito! A tradução deve ser o mais próximo do texto original, e nem isso a FOX consegue!
    A dublagem quando é boa não perturba o telespectador!

  23. Pingback: Vamos simplificar? » Tiago Luchini

  24. Uirago Spe

    Adorei a campanha. Falei a respeito hoje no meu blog (novinho, chamado “Frederico gostava de patos”)e concordo com muito do que foi escrito acima a sobre o desrespeito que a Fox fez aos assinantes. Vá lá que, para eles, a dublagem seja “o ideal do público brasileiro”, mas será o do universo de assinantes da tevê a cabo brasileira? Há uma diferença mercadológica aí! Sou jornalista formada, acostumada com um monte de falcatruas e baixezas da mídia no Brasil, estudo Tradução em uma universidade estadual, tida como uma das melhores do país, e o assunto das dublagens da Fox é uma constante em nossas conversas tanto em sala de aula quanto fora. Cadê a “opção legendada” que nos prometeram a mais de um ano?

  25. Carla Cristina

    Bom dia!

    Meu único comentário é que acho que a FOX deveria passar menos filmes repetidos, pq para assistir o mesmo filme quase toda semana então não precisamos de TV por assinatura, basta deixar as convencionais que já fazem isso o ano inteiro.

  26. Felipe

    Os simpson são os personagens preferidos do brasil, em termos de desnhos adultos, mas é triste e lamentavel os novos dubladores, os antigos dubladores eram os melhores principlamente homer e bart, muitas vezes prefiro ver epsodios repetidos do que ver os novos com essas dublagem horrivel, sem mais aqui vai o pedido de um fã de Os Simpson Voltem com a antiga dublagem todos a adoram.

  27. Rafael

    As legendas da Fox não são fora de sincronia, o único problema é que às vezes elas desaparecem em alguns trechos, mas só às vezes. Fora isso, não tenho muito o que reclamar, não.

    Mas reconheço que seria melhor se tudo voltasse a ser como era antes, pois além de mostrar o bom-senso do canal, ainda ajudaria os outros espectadores que nõ possuem SKY.

  28. joao cabral melo neto

    Postado por: Ligado em Série
    “Falam tanto na TNT ser o canal campeão de audiência por ser dublado, mas esquecem de que as séries do canal, Veronica Mars, The Closer e Battlestar Galactica são exibidas legendadas em respeito ao assinante e fã de séries. Parabéns, TNT!”

    Realmente, e isso também acontece no Ae& e no Animax, os filmes são dublados e as séries legendadas – exceto Alias. Já no Vh1 é o contrário. Interessante, apesar de que quando eu passei a ter Sky a TNT já havia tirado as séries.

  29. joao cabral melo neto

    E canais com Megapix e Space não contam, tô falando dos antigões mesmo…

  30. estalina

    e aqui na sky, às vezes a legenda simplesmente some não apenas em trechos, mas durante horas e até dias, demorando pra voltar e se assemelhando aos canais que possuem áudio original mas não legenda. ou seja, é uma chatice!

    e acho que o critério não tem a ver com ser recente, ou um “Ulbra TV” da vida, e sim com as características impostas ao canal, ebora muitas vezes isso seja subjetivo.

  31. Michelle

    Os canais fechados de séries dubladas nem exibem séries conhecidas. E mesmo quando são conhecidas, não a divulgam a ponto do espectador ficar em expectativa pela próxima temporada. Msv pelo menos não desrespeitam o telespectador comon acontece na TV Aberta, com horários absurdos, desrespeito à cronologia dos episódios e retiração da grade sem aviso prévio.

  32. Pingback: 1 Ano, Dia de Comemorar...

  33. Pingback: 1 Ano, Dia de Comemorar… – Mundo Blá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Log In or Create an account