Log In

Sintonia

Sintonia – O Som do Espaço-Tempo

Pin it

Bom dia/tarde/noite/madrugada pra vocês, leitores! Estamos de volta com mais um Sintonia pra vocês, e o tema da vez é a deliciosa trilha das viagens espaço temporais de… (pausa dramática) Doctor Who! (Acho que deu pra notar pelo nome, certo? Ah. Mas não dá pra perder a emoção.)

É de conhecimento geral que a Inglaterra é um grande centro de produções artísticas, tanto musicais (The Beatles, Queen, Pink Floyd, etc., etc.) quanto televisivas (BBC, Channel 4, Sky, são mesmo um arraso). Seria óbvio, então, que a série queridinha do país, com cinquenta e dois anos de reinado, não seria menos do que é, tanto em aspectos roteirísticos quanto sonoros.

A trilha de Doctor Who é notável já a partir da abertura. A linha melódica é exatamente a mesma, criada por Ron Grainer e Delia Derbyshire para a série dos anos 60. Porém, o tema se renova constantemente, tomando características melódicas mais modernas, com a evolução da aparelhagem de som e dos próprios instrumentos eletrônicos. Aqui, pode-se ouvir (quase) todas as versões da abertura da série, mas deixo para vocês a minha versão favorita: a original.

Fora isso, focando mais na série nova, a trilha de fundo é sempre riquíssima (não que a da Clássica não seja, mas analisar 26 temporadas a mais levaria um pouco mais de tempo). A BBC, então, valorizando o trabalho dos musicistas responsáveis, resolveu inventar, há uns anos, o especial Doctor Who – A Celebration, que é simplesmente FANTÁSTICA! Esse show, de uma-hora-quase-duas, foi produzido em 2006 e apresentado por ninguém menos que a estrela do show na época: David Tennant.

Transmitido pelos canais da BBC como parte da iniciativa Children In Need, as grandes atrações de Celebration foram a Orquestra Nacional da BBC de Gales e o Coral Nacional da BBC de Gales, que reproduziram os temas de fundo das duas primeiras séries atuais, compostos por Murray Gold e sua equipe. Mais do que válido assistir, e a parte boa é que o especial inteiro está disponível no youtube (em partes, claro). Abaixo, uma palhinha pra vocês animarem. Não é pequeno, mas tenham ânimo! Allons-y!

Mas nem só de Children In Need vive a BBC, não é mesmo, minha gente? Então, em mais uma iniciativa de sobrevivência musical, a emissora realiza, todos os anos, os Proms – evento de oito semanas com apresentações diárias de orquestras, principalmente no Royal Albert Hall. Desde a estreia da série nova, vez ou outra os Proms contam com apresentações especiais temáticas de Doctor Who. Até hoje, foram três: em 2008, em 2010 e em 2013. Nas três vezes, além da trilha sonora original, tocada ao vivo, foram apresentados mini episódios com peças musicais inéditas da série. Deixo para vocês, novamente, o meu favorito, Music of the Spheres.

E Doctor Who também não é feita apenas de uma genial trilha sonora clássica. É feita também por pessoas geniais. Temos, lá, pessoas como nós que apreciam a boa música popular tanto quanto. Provas disso temos em vários momentos, desde o primeiro Doctor, que arrumou uma TV para que a neta e seus companions pudessem ver os Beatles no Ed Sullivan Show. Então terminemos o dia de forma feliz. Gritem ‘Geronimo!’ e se joguem na pista, que são quinhentas milhas pela frente pra caminhar dançando!

Até a próxima coluna, pessoal! :)

Séries citadas:

Futura jornalista. Medrosa e sonhadora que só. Escritora de margem de caderno, adora os Beatles, filmes e livros em geral. Fácil de agradar. Sitcoms são o melhor acompanhamento para as refeições e o resto das séries, para qualquer horário livre. Doida de pedra e antissocial, nerd até à medula. Apaixonada pelas culturas britânica, hindu e hippie. Sintam-se à vontade pra me amar.

Website: http://tempoedimensoesrelativasempalavras.wordpress.com/

2 Comments

  1. Lucas Victor

    Murray Gold pra mim é o melhor compositor de trilhas atualmente. Os temas que ele cria pra Doctor Who são fantásticos (o tema do Twelve é supremo) <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account