Log In

Notícias Programação Brasil

Seriados na TV aberta: retrospectiva 2009 e as novidades para 2010

Pin it

Supernatural, Modern Family, Gossip Girl e Without a Trace

O Melhor de 2009

A Globo exibiu com regularidade Lost, Prison Break, American Dad e Uma Família da Pesada. Nas madrugadas teve, sem qualquer definição de horário ou dia, Esquadrão Resgate (Rescue Me), Missing, Desaparecido (Kidnapped) e, atualmente, Damages.

A Record exibe de forma correta os CSIs, House, Todo Mundo Odeia o Chris e A Nova Supermáquina (Knight Rider). Pisou na bola ao não exibir todos os episódios de A Mulher Biônica (Bionic Woman), Um Maluco na TV (30 Rock) e Monk, além de não exibir há tempos Life e Heroes.

A Band acertou com Las Vegas e errou com The Shield – Acima da Lei e Família Dinossauros.

O SBT errou ao não dar continuidade a séries muito queridas, como Tal mãe Tal Flha (Gilmore Girls) e Friends (até aqui apenas três temporadas exibidas na TV aberta), mas estreou muita coisa: Fronteiras (Fringe), Os 4400 (The 4400), Primeiro Contato (Threshold), O Retorno (The Comeback) e trouxe novas temporadas de várias séries.

O grande acerto do ano é do SBT, ao colocar seriados em seu horário nobre. Sobrenatural é a série mais vista do país e tem influenciado outras emissoras de TV aberta a investir nesse filão. Ótima audiência, episódios completos, inúmeras chamadas comerciais, “cenas do próximo episódio” ao final do episódio do dia, reprises pela Internet… exibição perfeita.

As novidades de 2010

Para o próximo ano na TV aberta, a perspectiva é a melhor possível. Temos o SBT com suas várias séries, Record e Band trazendo muitas novidades e a Globo com seus destaques entre janeiro e março.

A ideia do SBT de exibir seriados em seu horário nobre já havia se mostrado totalmente feliz com a estreia de Harper’s Island – O Mistério da Ilha, que aumentou bastante a audiência no horário. Mas a chegada de Sobrenatural no horário noturno gerou um estrondoso sucesso, chegando a 14 pontos de audiência, mesmo competindo com o programa de maior audiência de todo o Brasil – a novela das 8 da Globo. A série dos Irmãos Winchester também atropelou a maior aposta da Record no ano, o reality show A Fazenda 2.

Com tudo isso, a própria Record e também a Band resolveram investir com tudo nesse segmento e estão trazendo diversos seriados. Bom para o telespectador, que cada vez mais terá programas de qualidade na TV aberta. Confiram o que cada emissora já anunciou, até aqui:

Record – Novas temporadas de CSI:Las Vegas (CSI), CSI:Miami, CSI:NY e House, além das possíveis voltas de Heroes e Monk. As novidades são: Selva de Batom (Lipstick Jungle), A Ex (The Starter Wife), Meu Pior Inimigo (My Own Worst Enemy), Testemunha Ocular (In Plain Sight) e Reis (Kings). Todo Mundo Odeia o Chris (Everybory Hates Chris) já teve suas quatro temporadas exibidas, mas deve permancer com suas reprises, devido ao grande sucesso.

Band – Las Vegas já está um tempinho nas noites de terça-feira e deve continuar. Família Dinossauros (Dinossaurs) infelizmente passa apenas às vezes, quem sabe fica fixo em algum horário em 2010… O mesmo acontece com Uma Família de Outro Mundo (3rd Rock From The Sun). Novidades: Malcolm in the Middle (que já passou na Record), VIP, Burn Notice, Bones (até pouco tempo estava nas madrugadas da Globo, sem dia nem horário definidos), Família Soprano, Modern Family (que tem no elenco Ed O ´Neill, o inesquecível Al Bundy de Um Amor de Família), Leverage, Dark Angel, Dharma & Greg e The Unit (que nos DVDs tem o subtítulo “Tropa de Elite”).

Globo – Nas férias do Programa do Jô, a Globo trata muito bem suas séries, colocando-as com grande destaque de segunda a sexta, após o Jornal da Globo. Dia 4 de janeiro começa a quinta temporada de Lost, dia 1º de fevereiro chega a sétima temporada de 24 Horas e ainda falta uma confirmação da emissora, mas em março deveremos ter a terceira temporada de Prison Break. American Dad e Uma Família da Pesada (Family Guy) vão continuar se revezando nas madrugadas de sábado pra domingo, após o programa Altas Horas (atualmente está no ar a sétima temporada de Uma Família da Pesada). E nas madrugadas da emissora ainda tem séries sem dia nem horário definido. Os Simpsons? nada foi dito… vamos aguardar.

SBT – Novas temporadas de várias séries, com destaque para Sobrenatural (Supernatural), Smallville, Grey’s Anatomy e Ugly Betty. Também estamos aguardando o retorno de grandes sucessos que ainda não tiveram todos seus episódios exibidos, como Dois Homens e Meio (Two And a Half Men), Friends, Tal Mãe Tal Filha (Gilmore Girls), Everwood, Sétimo Céu (7th Heaven) e Kyle (Kyle Xy), entre outros. Novidades: O Mentalista (The Mentalist), A Garota do Blog (Gossip Girl), Big Bang – a Teoria (The Big Bang Theory), As Patricinhas de Palm Beach (Privileged) e a qualquer momento pode surgir mais, pois o contrato entre SBT e Warner é de exclusividade.

7ª Temporada de Desaparecidos chega primeiro ao SBT

Só em 2009 a emissora de Silvio Santos deu “chapéu” na TV paga três vezes. Exibiu novos episódios do animê Naruto antes do Cartoon Network, passou o episódio final da quarta temporada de Divisão Criminal (The Closer) antes do Space e colocou no ar a segunda temporada de Um Toque de Vida (Pushing Daisies), que foi deixada de lado pela Warner (o episódio final da série foi exibido dia 15 deste mês).

E parece que 2010 vai começar com o SBT estreando mais uma temporada antes da TV a cabo: Se trata da sétima temporada de Desaparecidos (Without a Trace), que deve ir ao ar ainda em janeiro, assim que terminar a reprise do sexto ano da série, de sexta pra sábado, às 2h15. Essa é a última temporada, que também foi deixada de lado pela Warner e será exibida na TV paga pelo Space, mas ainda não tem data de exibição

A Garota do Blog no horário nobre

Segundo Daniela Beyruti, diretora geral do SBT, a série A Garota do Blog (Gossip Girl) lidera a enquete oficial do SBT para ver quem entra no horário das 21h no final de janeiro, quando terminar a quarta temporada de Sobrenatural. Caso concretize a vitória, as duas primeiras temporadas da série devem ser exibidas em sequência, de segunda à sexta.

* * *

Juan Ortega é editor do weblog Amo Seriados.

Séries citadas:
blog comments powered by Disqus

Log In or Create an account