Log In

Preview

‘Odeio Segundas’, mas adoro as séries da Fernanda Young e do Alexandre Machado

Pin it

Alguém apostaria há cinco ou seis anos atrás que poderíamos ter séries brasileiras tão boas quanto as americanas? Da padrão internacional da HBO, passando pela experimentação constante da TV Globo, dos altos e baixos dos canais de TV por assinatura que tiveram que embarcar na teledramaturgia empurrados pela Lei da TV paga, passando pelas competentes produções do GNT, o Brasil aos poucos vai consolidando seu mercado. Já temos até algumas marcas de qualidade em produção e roteiro. E duas destas marcas estão em Odeio Segundas, nova série que a GNT estreou na semana passada (vai ao ar nas noites de quarta-feira, às 23h, com outras seis reprises na programação do canal).

As marcas aqui são o padrão de qualidade de Arthur Fontes, da Conspiração Filmes, que já emplacou séries como Mandrake e Amor Veríssimo, e em especial o texto assinado pelo casal Fernanda Young e Alexandre Machado, que tem no currículo sucessos de público como Os Normais (e alguns fracassos como O Dentista Mascarado). Aqui, diretor e roteiristas se reúnem para uma segunda parceria para a GNT – a primeira foi Surtadas na Yoga. Odeio Segundas, se apresenta como uma sitcom (gravada com uma câmera) ambientada em um escritório.

Odeio Segundas

Algum cri-cri de plantão vai achar que Odeio Segundas plagia The Office. De fato, as duas séries vão beber na mesma fonte, o mundo corporativo, e tem sua quota de personagens incompetentes, inseguros e competitivos. Mas não há nenhuma semelhança descarada entre os personagens. E em especial, o estilo narrativo é outro. O mockumentary de The Office aqui é trocado por uma narrativa mais tradicional, costurada por uma narradora incomoum – quem narra a história é a odiada “segunda-feira”. O humor também é diferente: ainda que Fernanda Young e do Alexandre Machado estejam dominando como nunca o padrão das sitcoms norte-americanos, seu humor bem brasileiro, no estilo besteirol, ainda está lá.

A ideia da série ser ambientada na segunda-feira é curiosa. Ela nos aponta para uma série com episódios bem fechadinhos, já que em cada episódios teremos um novo início de semana. É uma boa premissa pra uma série brasileira. Por outro lado, talvez com o tempo este tipo de recurso narrativo acabe cansando. Mas aí está a competência de Fernanda Young e Alexandre Machado: eles conseguiram escrever três temporadas de uma série sobre três mulheres que não paravam de tagarelar durante as aulas de ioga. A dupla parece que consegue se virar bem com premissas limitadas, e o fato é que aqui eles parecem ter um bom universo de personagens estranhos para trabalhar dentro do ambiente corporativo.

Odeio Segundas

O elenco de Odeio Segundas é pouco óbvio e por isto admirável. A protagonista é a veterana Marisa Orth, felizmente em um papel que em nada lembra a Magda de Sai de Baixo. Carol Machado, Anderson Müller, Fernanda Paes Leme, Flavio Pardal, Thiago Rodrigues e Lyv Ziese formam o restante do grande e heterogêneo elenco, todos com boa presença no primeiro episódio da série.

Odeio Segundas começou muito bem e parece promissora. Graças à Fernanda Young e Alexandre Machado, o texto parece estar acima da média das séries de humor da GNT e felizmente é mais ágil e moderno que os teleteatros que o Multishow insiste em colocar no ar.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

5 Comments

  1. Cleidepp

    poxa Boss … deu até vontade de ver !

    qd fiz os destaques até pensei que tinha me enganado, é que a série é exibida nas quartas e tem esse nome, o interessante foi a explicação para tal fato …

  2. Angela Mara Correa

    Vi o primeiro e gostei. Ainda não amei, mas pretendo continuar.

  3. virgilio melo

    Esta é a serie mais engraçada que a televisão brasileira já produziu depois de “a diarista” . Os artistas são todos excelentes. Parabéns a toda a equipe que produziu e trabalhou nesta serie . Gostaria muito , muito mesmo , que continuasse.

    ats
    virgilio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account