TeleSéries
Ei, pare já aí! A cozinha de ‘Orange is The New Black’ vai te prender!
24/08/2013, 11:24.
Mariana Cervi Soares
Gastronomia
Orange is the New Black
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Piper Chapman:
“The food here is disgusting!” (A comida aqui é horrível!)
Começar a transformadora jornada com uma atitude nada cuidadosa foi um dos primeiros – e, se não, um dos maiores – erros da doce Pipes, que logo se torna Chapman, a mais nova detenta da prisão feminina de Orange is the New Black. No piloto, I Wasn’t Ready (01×13), em uma tentativa desesperada de se enturmar – longe de confortos, amigos e liberdade –, a loirinha faz, segundo as palavras de Nicky (Natasha Lyonne), um epic fuck up (uma grande bisada na bola): desprezou a comida de Galina Reznikov (Kate Mulgrew), a controladora cozinheira russa da penitenciária de Litchfield, conhecida como Red. Em resposta ao insulto, nada pareceu mais justo a mestre cuca do que o morning special preparado para Piper no dia seguinte: um sanduíche recheado com absorvente usado (eca!).
Mas a punição não ficou apenas por isso. Até mostrar o seu merecimento e esforço – que culminou com a produção de um creme à base de pimenta jalapeño para Red (02×13) –, Piper definhou dias e dias sem comer, até mesmo rejeitando um bolo oferecido pela sua ex-namorada e atual colega de prisão, Alex (Laura Preston). Afinal, se ela queria ganhar a confiança de uma das mulheres mais poderosas de Litchfield, teria de mostrar a sua fibra. Com a situação resolvida, o sofrimento de Piper é amenizado – em uma cômica e devoradora cena – com um verdadeiro café da manhã especial regado à waffle e frutas.
É claro que, apesar de sua declaração infeliz, Piper não estava totalmente errada – apesar da falta de noção. A comida de Red provavelmente não era a mais saborosa que ela já havia provado. Afinal, aquilo era uma prisão, não um restaurante. Era de se esperar que o cardápio não fosse um banquete (ou, ao menos, Piper deveria ter se dado conta disso). No entanto, não se pode tirar o mérito da bela equipe coordenada pela destemida russa. Como diz o famoso cozinheiro Anthony Bourdain, em seu livro Kitchen Confidential, o chefe deve ter consigo os melhores profissionais – aqueles em que se pode confiar para todas as missões –, formando uma “brigada”. E é esse o trabalho que Red e suas fiéis companheiras Norma (Annie Golden) e Gina (Abigail Savage) empenham todos os dias para servir centenas de refeições – sempre balanceadas, daquele tipo que faria feliz qualquer nutricionista!
Apesar da bravura, o que dá orgulho à Red em seu trabalho diário é o amor pela boa comida. Logo nos primeiros episódios de Orange, conhecemos sua história no pequeno estabelecimento que gerenciava com o marido antes de ser presa. Para ela, estar em uma prisão não significa que as pessoas devem comer mal com alimentos ruins. Ao contrário, ela faz de tudo para manter o ambiente limpo e o estoque cheio com os melhores ingredientes, tanto para a comida básica como para os dias festivos. Um ponto muito interessante que completa demais essa personagem é a paixão da própria atriz, Milgrew, pelo universo da comida. Em recente entrevista ao LA Weekly, ela comentou sobre a sua proximidade com Red e a alegria da cozinha. “Há um orgulho em cozinhar, uma generosidade e uma gratificação para isso. Você sente orgulho daquilo que está produzindo, é generoso porque quer alimentar as pessoas que você ama…Esse é um sentimento maravilhoso. É maternal, é sensual. Comida é vida”, declarou a atriz. Na série, um dos momentos mais enigmáticos e evidentes dessa dedicação e carinho está no episódio The Chickening (05×13), em uma atuação espetacular de Mulgrew, quando Red recebe a notícia de que a galinha perdida – uma história lendária de Litchfield – está rodando pelo pátio da penitenciária. O brilho nos olhos da cozinheira é uma injeção às suas potentes palavras: “Tudo o que eu queria era comer um frango que fosse mais esperto que os outros frangos [industrializados, falsos] e absorver o seu poder”.
Além de conhecer os alimentos e ter uma equipe organizada, um trunfo de Red é a parceria com Miss Claudette (Michelle Hurst), uma organizadíssima senhora de origem francesa – maniática como a Monica (Courteney Cox) de Friends –, que é como a sua sub-chefe. Juntas, as duas comandam a entrada e saída de tudo o que interessa à cozinha da penitenciária, sempre com muita rigidez e cuidado (e controle sanitário!). Essa relação, por vezes distante, se mostra muito forte – e culinariamente respeitosa – em Blood Donut (7×13), quando Ms. Claudette retorna à cozinha.
Red:
“Nós estávamos começando a pensar que você tinha nos abandonado”
….
“Eu tentei fazer aquele bolo de coco sozinha. Nicky chamou ele de sem-coco [coco-not]”
Ms. Claudette:
“Que punição você deu a ela por isso?”
Red:
“Ela estava certa, não há como imitar o seu bolo”.
De fato, o bolo de coco da Ms. Claudette é uma das receitas mais pedidas, desde o início, pelas detentas. Antes mesmo de aparecer nos episódios, a sobremesa já era requisitada como presença certa em todas as celebrações, especialmente nas despedidas, quando alguém finalmente conquistava a liberdade. O tempo em que Ms. Claudette esteve afastada da cozinha foi quando Red tentou reproduzir a receita da companheira e, mesmo sendo uma brava cuoca, faltou a pitadinha secreta da criadora do delicioso e famoso bolo de Litchfield. Com o final surpreendente da primeira temporada, que separou as duas colegas e instituiu uma nova equipe para a cozinha, nossa homenagem culinária de hoje é ao coconut cake, com mordidas esperançosas e cheias de ansiedade para saber o futuro da valiosa aliança franco-russa.
Coconut Cake de Orange is the New Black
Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo vegetal
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 colheres (sopa) de coco ralado
2 colheres (sopa) de fermento químico
Pitada de sal
Para decorar:
Chantilly, leite condensado e coco ralado a gosto
Modo de fazer:
1. Em uma batedeira, misture os ovos e o açúcar até que a mistura cresça de volume e fique com coloração esbranquiçada.
2. Adicione o óleo, a baunilha, o coco e, aos poucos, insira a farinha, intercalando com o leite.
3. Quando a mistura estiver homogênea, desligue a batedeira, adicione o fermento e misture com uma colher.
4. Asse em uma forma retangular por cerca de 30 minutos, em forno médio pré-aquecido (180 a 200 C).
5. Se preferir, quando o bolo estiver frio, desenforme.
6. Faça furos na superfície do bolo e molhe com leite ou leite de coco.
7. Na sequência, faça uma cama de leite condensado e, por cima, espalhe o chantilly (caseiro ou pré-pronto) com auxílio de uma espátula.
8. Finalize a decoração com o coco ralado.
Apesar de serem vários passos, garanto que essa receita é bastante simples de fazer. Você precisará de duas ou três horas, pois é necessário que o bolo esfrie para não esfarelar ou quebrar na hora de umedecer e colocar as coberturas. A dica é comer gelado!
Na pesquisa para trazer essa delícia ao Teleséries, descobri que o coconut cake é um prato importante da cozinha sulista dos Estados Unidos, uma culinária de bastante apelo caseiro. Em 2007, a autora Nancie McDermott escreveu o livro Southern Cakes (Bolos do Sul), no qual faz referência ao bolo de coco como uma experiência única em família, especialmente na época de Natal, pois o prato é conhecido como uma holiday tradition (tradição de feriado). As receitas são incontáveis de tão famoso que é o prato e cada cozinheiro dá a sua pitada. Assim, para agradar os nossos leitores e prender os seus sentidos, montamos essa receita com ingredientes fáceis de encontrar e com o toque docinho do leite condensado e do chantilly que tanto marcam os doces brasileiros.
Be ready to surrender! (Estejam prontos para se render!)
Fotos da comida: Guilherme Moreira
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Genial, Mari! Suas colunas (e receitas) são sempre ÓTIMAS!
Oi Mariela!
Obrigada por pelo comentário. Estou sempre buscando receitas novas e práticas para a galera 🙂
“No piloto, I Wasn’t Ready (01×13),” opa, acho que tem coisa errada aí. Mas ótimo post, btw. <3
Olá Lois! Obrigada pelo comentário.
Qual erro que você encontrou? É na numeração? Se for, já explico: o número 01 corresponde ao episódio em questão e o número 13 corresponde ao número total de episódios da temporada 🙂
Que bom que você gostou do post, experimenta a receita também!
[…] congeladas com chocolate (Arrested Development), o Chow Mein (The O.C.), os Donuts (Dexter), o Coconut Cake (Orange Is The New Black), a Caipirinha de Morangos com Vinho (Scandal), o Death by […]